Relatório de Estagio III
Por: lilicalima13 • 1/11/2016 • Relatório de pesquisa • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 431 Visualizações
ANDREA RODRIGUES ROCHA - RA 8113724528
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
SERVIÇO SOCIAL
ANDREA RODRIGUES ROCHA - RA 8113724528
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
SERVIÇO SOCIAL
Relatório de Estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distancia – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da Disciplina de Estágio Supervisionado III Serviço Social.
SUMÁRIO
- Identificação Acadêmica.............................................................................................4
- Introdução.......... ........................................................................................................5
- Desenvolvimento........................................................................................................6
.....................................................................................................................................7
.....................................................................................................................................8
- Consideração final......................................................................................................9
- Referencia Biográficas..............................................................................................10
- IDENTIFICAÇÃO
Nome do (a) Estagiário (a): Andrea Rodrigues Rocha RA: 8113724528
Curso: Serviço Social
Telefone:(98) 9 8896-1344 E-mail: andreagruppi@yahoo.com.br
Nível do Estágio Supervisionado: II
Local de Estágio: Centro de Referência da Assistência Social - CRAS
Endereço: Rua. Getúlio Vargas nº 08, Bairro: São Raimundo – SJ de Ribamar/MA
Nome do(a) Supervisor(a) Acadêmico(a): - Nº. CRESS:
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Ana Ruth Sales Abreu - Nº. CRESS: 2159-2
Carga horária: 200 h/a Inicio: Término:
2 - INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo apresentar a aplicação do “Projeto de Intervenção” a ação e a importância com objetivo e resultados encontrados para a problemática detectada na instituição, que conhecendo de fato a realidade social da população estudada para a aplicação do projeto.
O Estágio Supervisionado III do curso de Serviço Social foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS. O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
O Projeto de Intervenção Gravidez na Adolescência e a efetivação da Política Pública de Saúde no CRAS de São José de Ribamar – Ma, foi elaborando diante da problemática de crianças e adolescentes em situação de gravidez indesejada e DST, A gravidez na adolescência se apresenta como uma expressão da questão social no cotidiano da sociedade. A compreensão desta problemática requer considerar a realidade, a classe social, a estória de vida que está sendo referida, pois uma gravidez precoce pode causar impressões distintas na adolescência.
Sendo assim, as repercussões da gravidez na vida dos adolescentes são diversas sendo determinado pelo contexto social no qual os mesmos estão inseridos, o que torna fundamental a execução do projeto de intervenção para a efetividade da Política de Saúde do Adolescente.
3 – DESENVOLVIMENTO
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.
Durante o estágio supervisionado III, foi elaborado Gravidez na Adolescência e a efetivação da Politica Publica de Saúde no CRAS de São José De Ribamar – Ma, caracteriza-se como uma metodologia de abordagem sócio-assistencial para alcançar os usuários em situação de vulnerabilidade e risco social, principalmente as criança e adolescentes que já sofre com uma gravidez indesejada. A compreensão desta problemática requer considerar a realidade, a classe social, a estória de vida que está sendo referida, pois uma gravidez precoce pode causar impressões distintas na adolescência, a gravidez na adolescência se apresenta como uma expressão da questão social no cotidiano da sociedade.
Na adolescência, além do desenvolvimento físico, psicológico e social, também é fase de descoberta da sexualidade, na qual é ampliado o interesse pelo sexo oposto. Este é o momento de descoberta do corpo, de maior aproximação do sexo oposto desde o primeiro beijo até o namoro, de preocupação concreta com a virgindade. Esta, que por muito tempo foi reduzida á integridade feminina, está sendo questionado pelos jovens na atualidade, o que possibilita ampliação das informações sobre relação sexual ao mesmo tempo em que pode levar á prática inconsequente do sexo.
O número de crianças e adolescentes que começam a vida sexual muito cedo acaba sofrendo com diversos consequências.
A gravidez precoce, além das dificuldades econômicas e sociais, também se constitui como um fator que repercute no desenvolvimento do adolescente que exige medida de responsabilidade ainda não adquirida.
A adolescência é uma fase da vida de constantes alterações físicas, psicológicas e sociais que podem ser mais complicadas se estiverem aliadas a uma gravidez não planejada. Deste modo, vivenciar este período complicado da vida vinculada a uma gravidez precoce não projetada o torna ainda mais complexo. A gravidez na adolescência está ligada ao contexto familiar. Em sua maioria, a família não dialoga sobre sexualidade e os adolescentes apresentam dificuldades em assumir a vida sexual, visto que o sexo ainda é um tabu na sociedade.
...