Relatório estágio serviço social I
Por: Elizabeth.silva • 15/10/2019 • Trabalho acadêmico • 6.276 Palavras (26 Páginas) • 1.816 Visualizações
ELIZABETH MOURA BARROS SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
_______________________________________________________________
DESENVOLVIDO NO SETOR DE VIGILÂNCIA SOCIOASSISTÊNCIAL NA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE ARAPIRACA-AL
____________________________________________________________________
ARAPIRACA-AL
2019
ELIZABETH MOURA BARROS SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
_______________________________________________________________
DESENVOLVIDO NO SETOR DE VIGILÂNCIA SOCIOASSISTÊNCIAL NA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE ARAPIRACA-AL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio supervisionado I.
Orientadora Acadêmica: Aparecida Soares dos Santos.
Supervisor de Campo: Ana Lécia Silva Santos.
____________________________________________________________________
ARAPIRACA-AL
2019
DADOS DA ESTAGIÁRIA
NOME: ELIZABETH MOURA BARROS SILVA
MATRICULA ACADÊMICA: 1184549905
CURSO SERVIÇO SOCIAL – NOTURNO
SÉRIE/SEMESTRE 5º SEMESTRE
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL ARAPIRACA-AL
DADOS DO LOCAL DE ESTÁGIO
INSTITUIÇÃO: SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE ARAPIRACA –AL
SETOR DE ESTÁGIO: VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL
SUPERVISOR DE CAMPO: ANA LECIA SILVA SANTOS
Nº DE REGISTRO NO CRESS: 3185
DADOS DA SUPERVISÃO ACADÊMICA
SUPERVISOR ACADÊMICO: LUANA KARLA NASCIMENTO FAGUNDES
Nº DE REGISTRI DO CRESS: 1672
PERÍODO DE ESTÁGIO
ÍNICIO: 08/04/2019 TÉRMINO: 31/05/2019
JORNADA DE ESTÁGIO: 20 HORAS SEMANAIS
TOTAL DE HORAS: 150 HORAS
ARAPIRACA
2019
RESUMO: O presente relatório tem como finalidade explicitar a experiência vivenciada durante o período de estágio curricular obrigatório proporcionado pelo curso de Serviço Social, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do município de Arapiraca- AL, especificamente no setor de Vigilância Socioassistencial, possibilitado pela supervisão da assistentes social Ana Lécia Silva Santos (técnica da Vigilância Socioassistencial e supervisora de campo). Tem-se a finalidade de abordar aqui, como se deu a vivência cotidiana possibilitada pelo estágio, como também, as análises e observações desenvolvidas com o aprimoramento da relação, teoria e prática durante esse período.
SUMÁRIO
- Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------------- 1
- Desenvolvimento -------------------------------------------------------------------------------------- 2
- Considerações Finais ---------------------------------------------------------------------------------- 20
- Referências ----------------------------------------------------------------------------------------------22
INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se à experiência vivenciada durante o período de estágio curricular obrigatório proporcionado pelo curso de Serviço Social da UNOPAR – Polo Arapiraca-Al, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do município de Arapiraca- AL, especificamente no setor de Vigilância Socioassistencial. O estágio supervisionado I foi iniciado durante o mês de abril e será concluído em maio de 2019 nesta secretaria que fica localizada no Centro Administrativo Antônio Rocha, situado na Rua Samaritana, Nº1.185 Bairro Santa Edwiges no município de Arapiraca.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Arapiraca-AL, local onde está sendo realizado o estágio, é uma instituição que procura estabelecer o que preconiza a Norma Operacional Básica – NOB/RH, garantindo o acompanhamento, coordenação dos programas e setores por técnicos e funcionários. As referências de normas e políticas da Assistência Social baseiam-se na perspectiva do sistema único Assistência Social – SUAS, garantindo os direitos sociais, a defesa da justiça social e do compromisso profissional, na qualidade dos serviços prestados à população.
As ações desenvolvidas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos sobre os padrões de oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais tornam-se muito importante pelo fato de buscar conhecer a realidade especifica das famílias e as condições concretas no lugar onde elas vivem e para isso, é fundamental conjugar a utilização de dados e informações estatísticas e a criação de formas de apropriação dos conhecimentos produzidos pelas equipes dos serviços socioassistenciais, que estabelecem a relação viva e cotidiana com os sujeitos nos territórios.
O estágio de observação realizado no setor de Vigilância Socioassistencial de Arapiraca é muito importante, pois mostra como é a realidade das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e suas demandas postas ao serviço social na instituição, a situação de enfrentamento da questão social em que muitas famílias vivem nos dias de hoje.
Em relação ao estágio de observação no setor de Vigilância Socioassistencial, pude perceber a grande importância do setor para a secretaria, pois produz e sistematiza informações, constrói indicadores e índices territorializados das situações de risco e vulnerabilidade social, que incidem sobre famílias e sobre os indivíduos nos diferentes ciclos de vida.
...