Resenha: Ética no Serviço Social
Por: Fernanda Felisberto • 8/8/2017 • Resenha • 512 Palavras (3 Páginas) • 446 Visualizações
[pic 1]
Fernanda Felisberto Bueno
Dra: Regina Sueli de Souza
Serviço social: 3° Período
Ética
Síntese:
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez; 34º Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
Problemas que se encontram nas relações efetivas entre os agentes, tratando de problemas que as soluções não cabem somente ao mesmo, mas também os outros indivíduos que sofreram com as mesmas conseqüências da sua ação.
Tais situações, as pessoas tendem a necessidade de traçar suas ações, seu agir por normas que se supõem mais apropriadas, que são aceitas e consideradas como obrigatórias.
Assim, tem se de um lado ações de comportamento em virtude de certos problemas, chamados de morais e do outro lado juízos que vão aprovar e desaprovar as mesmas ações. Porém tanto um quanto o outro presumem certas regras que indicam o que se deve fazer.
Ao comportamento prático-moral (encontrado na forma mais primitiva da sociedade), resulta depois a reflexão sobre ele. As pessoas não somente atuam de forma moral, mas também pondera sobre tal conduta pratico e a usam como motivo de sua reflexão. Passando assim do plano da pratica moral para o da teoria moral.
E junto com o problema central, situam-se também outras questões éticos fundamentais, como por exemplo, o de definir a essência da conduta moral, o diferencia de outras proporções da conduta humana.
As questões teóricas e praticas, na moral, são diferentes mas não estão separadas por uma barreira invencível.
Os problemas éticos são caracterizados por sua generalidade, assim, diferenciando dos problemas morais da vida cotidiana. Assim, a ética pode ter contribuições para justificar certos comportamentos morais. Por ser pratica, enquanto disciplina teórica viu-se na ética uma disciplina normativa, para indicar a melhor forma de comportamento moral. E sua função fundamental é a mesma da teoria: explicar uma dada realidade, efetuando os conceitos correspondentes.
A ética é teórica, investigação de certo tipo de agir humano, da moral. O que nela tem sobre a justificativa das normas morais, deve contar para a moral que funciona numa comunidade. E tudo isso que caracteriza e afirma seu caráter seu caráter teórico e deixa de ser somente uma disciplina normativa.
Não se pode confundir a ética e o moral. A primeira não cria a segunda. Embora seja certo que toda moral presume certos princípios, não é a ética que os cria na comunidade. Esta se encontra com um conhecimento histórico-moral enquanto moral, e assim tende a determinar a essência do moral. É ciência de uma forma especifica do agir humano.
Como ciência, este parte de dados tipos de ocorridos tendo em vista descobrir os fundamentos gerais. É a ciência da moral. Seu objeto de estudo é formado por vários comportamentos humanos.
A ética é relacionada como uma parte de uma filosofia especulativa, ou seja, sem considerar a ciência e a vida real. A ética filosófica procura a busca da concordância com os fundamentos filosóficos universais do que a experiência moral.
E através de seu objeto de estudo, a ética vai se associar com outras ciências, que sob diferentes visões, vai investigar as relações e o agir humano em comunidade e criam dados que podem esclarecer outras condutas humano que é o moral.
...