Resenha Documentário Ilha das Flores
Por: Hellenn Silva • 23/3/2022 • Resenha • 411 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA
CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL
HELLENN KARINE DO NASCIMENTO SILVA
RESENHA: Documentário Ilha das Flores
CHAPADINHA-MA
2022
HELLENN KARINE DO NASCIMENTO SILVA
RESENHA: Documentário Ilha das Flores
Resenha entregue à disciplina de Economia Política do curso de Serviço Social, da Faculdade do Baixo Parnaíba- FAP, para a obtenção de nota do 2 º crédito
CHAPADINHA- MA
2022
RESENHA ILHA DA FLORES
Ilha das Flores é um documentário de curta metragem, criado por Jorge Furtado e narrado por Paulo José; lançado em 1989 no Brasil.
O documentário caracteriza cada ser envolvido, diferenciando o homem dos demais, como o porco e o tomate citados no filme, fala do surgimento do comércio e do dinheiro, como o porco e o tomate chega na mesa do ser humano para fins alimentícios, e, como restos de alimentos são descartados, visa também doenças e como elas afetam o ser humano se consumidos alimentos estragados, e enfatiza que esses mesmos alimentos que são descartados são consumidos por outros seres humanos, seres humanos esses sem renda, portando fazendo alusão a desigualdade social. Partindo dessa ideia conceitua-se Ilha das Flores, em um tom irônico, pois nada mais é que um aterro sanitário.
No contexto do filme apresenta vários temas importantes, como o surgimento do comércio, que surge de suas necessidades. A sua mão de obra é vendida em troca de dinheiro que o mesmo é trocado para suprir as necessidades do ser humano. Partindo dessa concepção o ser humano tem os seus lucros, lucros esses que são inferiores ao seu trabalho. Com a produção exageradas a fim de ter mais e mais lucros, donos de produções, fábricas explora a força de trabalho do homem e nesse meio desordenado surgi a desigualdade social, como vista no filme alguns seres humanos que possui algum lucro são privilegiados a escolher e comprar bens alimentícios e materiais como terrenos, homens sem renda alguma tende a esperar restos de alimentos estragados a serem escolhidos para porcos primeiro e depois eles escolherem dos mesmos alimentos deteriorados. Mostrando que o sistema capitalista está presente essencialmente na vida do ser humano.
Contudo em relação ao filme com a crítica de Karl Marx o sistema capitalista explora a mão de obra, ou seja, o trabalho do homem, com fins lucrativos, muito inferior ao produtor. E essa exploração traz consigo a desigualdade social, pois o explorador se torna o mais beneficiado com a força de trabalho de terceiros e tende somente a crescer o capitalismo, aumentando a dependência de produtos que são produzidos para serem comercializados.
...