Resenha Crítica A Ilha
Por: Gddvgf • 10/3/2023 • Dissertação • 426 Palavras (2 Páginas) • 87 Visualizações
O curta metragem A Ilha, de autoria Alê Camargo foi publicado em 2008. Ganhou vários prémios e participou de diversos festivais. O vídeo trata-se de um jovem que fica ilhado em uma avenida. O curta tem duração de oito minutos e quarenta e sete segundos. O vídeo é feito em animação 3D, divididos em sete capítulos onde mostra toda a passagem do jovem pela sobrevivência.
O curta começa mostrando a vida agitada de uma cidade, logo depois o personagem principal atravessa uma avenida super movimentada e acaba ficando ilhado em um pequeno pedaço de terra no meio da avenida. Passa-se horas e toda vez que a avenida aparenta estar livre o personagem principal tenta atravessar e vem um monte de carros.
O segundo capítulo nos conta a luta pela sobrevivência, o garoto fazendo fogo para se aquecer a noite. No terceiro capítulo, com a fome aumentando o garoto resolve comer tudo que vê pela frente, incluindo seus sapatos. Já no quarto capítulo, se passou tanto tempo que o garoto está preso na ilhar que ele começa a alucinar. No quinto capítulo, vendo que não há salvação, em sua última tentativa de pedir ajuda, o personagem escreve um bilhete, coloca em uma garrafa e joga no mar de carros. No sexto capítulo é mostrado como uma chuva é muito ruim para as pessoas que estão nesse estado. Já no sétimo e último capítulo, o que parece ser Deus desce do céu e ajuda o garoto construindo um semáforo para ele finalmente sair da ilha.
Entende-se que o curta metragem faz uma crítica ao desenvolvimento urbano, onde a falta de consideração pelo próximo é pequena. Ainda que o personagem tente checar no outro lado da rua, pode-se entender que mesmo tentando ir para um lugar, não chegamos a lugar algum.
Além disso, o modo que os meios urbanos estão em constante desenvolvimento acaba a sufocar a sociedade, com tantos carros, casas, comércios, entre outro que acaba aparecendo um mar aberto, onde não tem saída.
Pode-se afirmar que, esta obra é muito boa para a formação crítica dos jovens e um bom material didático. Ademais pessoas que estudam o meio urbano e seu desenvolvimento esta obra é uma ótima contribuição. Dirigida por Alê Camargo, diretor de cinema, escritor e roteirista. Ele é o criador da série “As aventuras de Fujiwara Manchester”, atualmente sendo exibida na TV Cultura.
Resenha feita por Guilherme Teodoro Pacheco, estudante do centro de ensino SESI SENAI Sobradinho. Acadêmico do curso de Matemática e suas tecnologias. Orientado pela professora Leide Rozane Alves da Silva, professora de Linguagens e suas tecnologias.
...