Resenha do texto; Pichon-Riviére, A Dialética e os Grupos Operativos: Implicações para Pesquisa e Interação.
Por: joicealmeida15 • 2/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 352 Palavras (2 Páginas) • 1.343 Visualizações
Resenha do texto; Pichon-Riviére, A Dialética e os Grupos Operativos: Implicações para Pesquisa e Interação.
Thais Thomé Seni Oliveira Pereira
Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil
Enrique Pichon-Reviéri, psiquiatra argentino estudioso dos grupos , trouxe grande contribuição á sua aréa.um legado valioso para compreensão sobre a estrutura dos grupos, bem como para a intervenção no campo grupal.
Segundo Pichon-Reviéri, grupo operativo é o conjunto de objetos abrangidos no mesmo lance de olhos, é o conjunto de coisas que formam um todo, é um conjunto de indivíduos que tem interesses comuns de organismos relacionados a partir do qual é possível construir outros conjuntos. Pichon diz que o grupo operativo é um instrumento terapêutico que tem como objeto diminuir os medos básicos do grupo, que o vínculo intragrupo é configurado de forma espiral dialética. Por tanto, o objeto atua em direções para que haja a gratificação do grupo.
A tarefa é o conjunto de ações que visa chegar ao objetivo estabelecido pelo grupo e também buscar satisfazer a necessidade grupal. O grupo também tem como tarefa prioritária a elaboração de um esquema referencial comum, e é essa elaboração a condição para o estabelecimento da comunicação. Onde cada membro projeta suas fantasias sobre o outro membro do grupo.
...