SERVIÇO SOCIAL
Por: fabio2araujo • 30/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.519 Palavras (15 Páginas) • 230 Visualizações
Universidade Anhanguera
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
VANDERLUCIA LOPES DA COSTA 411017
RALA MARA SOARES PINTO 415184
THAIS APARECIDA GOMES TEIXEIRA 7930706861
PROFESSORA: Edilene Xavier
Itapipoca-ce
24 de Setembro 2015
Realizar pesquisa bibliográfica sobre metodologia cientifica.
Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado. A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico. Metodologia científica é uma disciplina que faz parte do currículo dos cursos de graduação, com o objetivo de auxiliar na elaboração de um trabalho científico. É uma ferramenta de fundamental importância para o conhecimento dos métodos que são empregados na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A Metodologia científica é uma disciplina que estimula o aprendizado, levando o aluno a tirar o melhor proveito de uma leitura, da análise e interpretação dos textos pesquisados, o que vai ajudar na originalidade dos textos acadêmicos, sempre fundamentados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Serviço social para área de ciências humanas e sócias
O profissional de Serviço Social trabalha para manter o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. É de responsabilidade do assistente social integrar crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Acompanhar essas crianças, analisar a situação e criar um ambiente saudável, até que a família e a criança estejam prontas para retornar ao convívio. A coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Elizabete Bert ele, explica que o assistente social trabalha diretamente com a população, com ações de cunho socioeducativo e de prestação de serviços. O assistente social promove processos de autonomia e desenvolvimento social no contexto cotidiano da vida social, buscando a melhoria da qualidade de vida e da sociabilidade, a ampliação da participação social e a consolidação da cidadania salientam.
O profissional cria campanhas de saúde, educação, recreação, alimentação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade. o profissional o curso de Serviço Social busca construir uma formação no sentido que o egresso seja um profissional com base intelectual e cultural generalista crítica, com capacidade de inserção criativa e propositiva em sua área de desempenho para, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, viabilizar através de capacitação teórico-metodológica e ético-política, requisito fundamental para a execução de atividades técnico-operativas, exercitar as competências e atribuições dispostas ao assistente social. O assistente social tem um vasto campo de atuação. Ele pode trabalhar em entidades estatais vinculadas ao poder Executivo, da administração direta esferas nacional, estaduais e municipais, fundações, empresas estatais. Entidades não governamentais sem fins lucrativos tais como as fundações e associações, com ou sem Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social. Associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social e órgãos e entidades representativas da categoria profissional, organizações populares, que agregam, entre outros, movimentos sociais em geral, associações de moradores e sindicatos. Também pode atuar no desenvolvendo de atividades profissionais de planejamento, administração, execução, assessoria, consultoria e pesquisa em matéria relacionada às políticas sociais, com ênfase ao exercício, preservação, defesa e ampliação dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.
Elaborar, com base na leitura e nos apontamentos desenvolvimentos coletivamente durante a discussão, um texto, justificando a repelência da pesquisa social na atualidade para o campo social
O serviço social é uma profissão "inscrita na divisão social do trabalho, situa-se no processo de reprodução das relações sociais"]A emergência dessa profissão no Brasil data da década de 1930 e atualmente está vinculada ao campo das ciências sociais aplicadas cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social e/ou do problema social. Dispõe do contributo de diversas ciências afins sociologia, psicologia, economia, ciência política antropologia, direito, ética estatística. O serviço social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. A assistente social tem obrigatoriamente um registro no Conselho Regional de serviço social e o/a bacharel em serviço social é uma pessoa que não está inscrito(a) nesse órgão de orientação e fiscalização do exercício profissional. Esse(a) profissional qualificado(a) com competências de nível superior atua de maneira privilegiado em diversos espaços sócio ocupacionais. Apresenta uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atuam na formulação, execução e avaliação
...