Serviço Social 3° Semestre Psicologia Social
Por: VAN17 • 29/8/2015 • Relatório de pesquisa • 2.252 Palavras (10 Páginas) • 246 Visualizações
Universidade Anhanguera Uniderp
POLO MANAUS – AM
Serviço Social 3° Semestre
Psicologia Social
MANAUS-AM
2014
Universidade Anhanguera Uniderp
POLO MANAUS – AM
Serviço Social 3° Semestre
Psicologia Social
EQUIPE: Abiail Ferreira de Lima RA: 406280
Adilza Maria de Vasconcelos Coelho RA: 432532
Arlete Dutra Leal RA: 408114
Chirles Maria Rodrigues RA: 429445
Luzia Silva dos santos RA: 440702
Vânia Marinho RA 437071
[pic 1]
MANAUS-AM
2014
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO..............................................................................................04
- HUMILHAÇÃO SOCIAL..............................................................................05
- RISCOS DO MAGISTÉRIO..........................................................................06
- DOENÇAS DOS PROFESSORES.................................................................07
4.1 Síndrome de Burnout ..............................................................................07
4.2 Estresse...................................................................................................08
4.3 Depressão...............................................................................................08
4.4 Insônia....................................................................................................08
4.5 Ansiedade...............................................................................................08
4.6 Pânico.....................................................................................................09
5. IMAGENS.....................................................................................................09
- CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................10
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................11
- INTRODUÇÃO
O presente relato tem como objetivo a construção de uma fundamentação teórica-prática sobre os conceitos de humilhação social, invisibilidade pública, abordando o sofrimento psíquico e físico enfrentado pelos sujeitos socialmente excluídos, especialmente aqueles que desenvolvem atividades consideradas desqualificadas.
2. HUMILHAÇÃO SOCIAL
Foi de suma importância a leitura dos textos que nos direcionaram nesta ATPS que relatam algumas situações de humilhação social em seu mecanismo e determinações, econômicas de modalidade de angústia disparada pelo enigma da desigualdade de classes ao mesmo tempo psicológico e políticos. O humilhado atravessa uma situação de impedimentos para a humanidade, a realidade relatada em sua imaginação em sua voz e também em seu mundo, no trabalho, em seu bairro, isso acontece todos os dias em nosso país, pessoas vivenciando vários tipos de humilhação que vai desde uma empregada doméstica até outros profissionais de status mais elevados, que são humilhados pelos patrões por serem assalariados, quanto outros profissionais são invisíveis, ignorados em seu ambiente de trabalho, maltratados de fato. Um gari que limpa nossa cidade, só é notado quando falta o serviço de limpeza, uma invisibilidade tão automatizada na sociedade, e no meio disso tudo fica o professor, que permanece sem ação diante das afrontas do dia a dia, sujeitos à ofensas verbais e físicas dos alunos, e também sofrem humilhações por parte de pais que pensam que o professor depende deles pra sobreviver, e isso é fato que acontece com naturalidade nas escolas do nosso país, sem falar na miséria do salário do professor que é uma vergonha, essa é a maior das humilhações, ele não ter um salário digno para sustentar sua família enquanto os políticos esbanjam o dinheiro público, muitos professores reivindicam melhores condições de trabalho pois muitas escolas não tem condições de funcionar, com isso a educação vai sendo desvalorizada. Esses são alguns dos problemas e humilhações que os professores das escolas brasileiras enfrentam, e que fica muito claro o descaso com a educação, que é a única maneira de mudar o panorama do futuro, em vários sentidos, como ambiental, social, emprego, tecnologia avançada entre muitos outros que somente com e educação de qualidade se pode alcançar. Mais a sociedade se mostra invisível diante desta situação degradante, que passa despercebida.
O sentimento da dignidade humana, parece desfeito, deixa de ser espontâneo, é preciso um esforço maior para conserva-lo vivo em seus sentimentos, e como se precisasse brigar com o mundo, para se mostra cidadão, infelizmente o professor é visto por grande parte da sociedade, como um subalterno para o qual são dirigidas diversas ordens, por isso, sofremos com a falta desses docentes, em varias disciplinas, os jovens não tem interesse em seguir essa profissão, por ser desvalorizada.
Os professores fazem parte de uma classe diferenciada de trabalhadores. No seu mister, eles usam, além do intelecto, todo o corpo para desempenharem o ofício. Expõem-se de maneira incomum, ficam com a saúde vulnerável e, portanto, merecem que sejam adotadas medidas de saúde protetivas e preventivas.
...