Serviço Social Contemporâneo
Por: 2266 • 15/10/2016 • Projeto de pesquisa • 2.339 Palavras (10 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância Polo Norte-Bauru
Curso de Serviço Social
Disciplinas Norteadoras: Família e Sociedade, Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Leitura e Produção de Texto; Serviço Social Contemporâneo; Tecnologia da Informação e da Comunicação.
Ariane Moraes Rodrigues | RA 3092292084 |
Maria Cristina Altran Metne | RA 3074128191 |
| |
| |
| |
|
Tutora de Ensino á Distância: Suellen Cristina de Aquino
Bauru / 03.06.2016
[pic 2]
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância Polo Norte-Bauru
Curso de Serviço Social
Titulo: Projeto para Implantação de um Sistema de Informação para dinamizar o atendimento realizado pelo Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
Oferecer sistematização de informação que possibilitem a construção de indicadores e de índices terrítorializados das situações de vulnerabilidade e riscos que incidem sobre famílias/pessoas nos diferentes ciclos de vida.
Bauru / 03.06.2016
Sumário
1. Introdução...................................................................1
2. Justificativa.................................................................3
3. Objetivo Geral.............................................................5
4. Objetivos Específicos .................................................6
5. Conclusão...................................................................8
6. Referências Bibliográficas...........................................9
O profissional que atua no Serviço Social tem que ser multifuncional dotado de múltiplas habilidades, capacitado na esfera da execução, e ainda na formulação e na gestão de políticas sociais públicas e empresariais, bem como, um profissional com sólida formação ética, de uma capacidade crítico-reflexiva à conhecer a realidade que nela atua com intencionalidade de encontrar alternativas para renovar sua prática rompendo com tarefas repetitivas. E com a Criação do Sistema foi rompido a lógica do assistencialismo e permitiu que milhões de famílias passassem a ter acesso a serviços e benefícios.
- Benefícios Eventuais no CRAS
A concessão de Benefícios Eventuais foi realizada por 546 CRAS (52,2% do total), sendo os auxílios relacionados à segurança alimentar (cesta básica, entre outros) os mais frequentes (citado por 484 CRAS, ou 88,6% do total). Ainda são oferecidos o auxílio funeral (252 CRAS ou 46,2%), auxílio natalidade (67 CRAS ou 12,3%), passagens (325 CRAS ou 59,5%) e outros benefícios (244 CRAS ou 44,7%).
- Cadastramento do CadÚnico no CRAS
No Estado de São Paulo, dos 1.045 CRAS que responderam o Censo Suas, 686 (65,6% do total) realizam o cadastramento ou atualização cadastral do CadÚnico; 369 (35,3%) possuem equipe exclusiva para essa finalidade; 254 (24,3%) realizam essa atividade com a equipe responsável pelo PAIF e 63 (6%) com outra equipe.
- Formas pelas quais os usuários acessam o CRAS
Quanto às formas pelas quais os usuários acessam os serviços do CRAS, aproximadamente 58% são por procura expontânea, 18% por busca ativa, 13% por encaminhamento da rede socioassistencial e 11% por encaminhamento das demais políticas públicas e/ou Sistema de garantia de direitos, mesma proporção apontada no Censo SUAS de 2013. Os objetivos da busca ativa mais citados foram a inclusão no acompanhamento familiar do PAIF (89,1%), inclusão nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (77,2%) e atualização do CadÚnico (72,2%). Já as estratégias mais utilizadas para apoio das ações de busca ativa foram visitas domiciliares (96,6%), realização de contatos com atores dos serviços socioassistenciais e setoriais para obtenção de informações (73,4%), utilização de informações do Cadúnico (63,4%), envio de correspondências (59,1%) e realização de contatos com atores sociais locais, como líderes comunitários, associações de bairro etc. (55,3%).
1. Introdução
As tecnologias de informação fazem parte da chamada “revolução informacional”, recurso amplamente incorporado nos processos produtivos com vistas a conseguir crescentes aumentos de produtividade. Partimos da premissa que tais tecnologias partes das forças produtivas e se apresentam como uma nova dimensão colocada ao serviço social, exigindo dos Assistentes Sociais, o aprendizado e domínio dessas tecnologias. O Serviço Social está diretamente ligado à forma como são desenvolvidas as relações em sociedade e o desempenho da prática profissional se faz pelas demandas postas na atualidade, onde é necessário acompanhar as transformações ocorridas no passar dos tempos nas famílias. Portanto cabe ao profissional estimular a autoestima das pessoas envolvidas e a garantir seus direitos junto ao Estado via política pública. Para a realização deste trabalho é necessário fazer um levantamento da evolução da família nos últimos anos, e qual o impacto dessas transformações para o serviço social e mais diretamente na forma de atendimento dessas famílias pelo Assistente Social, e demonstrar como essas transformações incidiriam no envelhecimento da população. A Secretaria do Estado precisa fazer um levantamento do número de idosos e dos programas direcionados para esta população nos municípios, para que possa receber uma verba a ser direcionada para o atendimento dos idosos, uma forma de levantar esses dados é através das informações obtidas nos CRAS e CREAS dos Municípios. A Família é o primeiro ambiente onde os indivíduos são inseridos na sociedade, através da transmissão de valores, costumes e tradições, ele se adapta á existência de regras com as quais terá de conviver quando inserido na sociedade. O reconhecimento da importância da família no contexto da vida social está explícito no art. 226 da Constituição Federal, e se reafirma nas legislações específicas de Assistência Social – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso e na própria Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
...