Serviço Social e Processo de Trabalho
Por: Sthefany Raffaela • 17/12/2018 • Dissertação • 340 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
Em uma sociedade é necessário tanto à produção quanto a reprodução social. A produção é a fase da criação do produto, já a reprodução é a reprodução da totalidade da vida social.
O trabalho faz com que o homem se transforme e também modifique a natureza para satisfazer suas necessidades. Os elementos que compõem o processo de trabalho são: a força de trabalho, a matéria e os instrumentais. A força de trabalho que é uma mercadoria desenvolvida pelo individuo quando no processo de trabalho. A matéria é o objeto no qual o individuo irá trabalhar. Os instrumentos são mediações entre o homem e o objeto de trabalho.
A jornada de trabalho é dividida em dois tipos: o trabalho necessário que é o trabalho pago ao proletário; e o tempo de trabalho excedente que é o tempo que ele trabalhou e o capitalista se apropriou. É do trabalho excedente que vem a mais-valia, seu lucro.
Os trabalhadores vendem apenas sua força de trabalho em troca de um salario já que a eles não pertencem mais os meios de produção. Desta forma o que é produzido pelo trabalhador pertence ao capitalista já que este é o dono dos meios de produção no qual as mercadorias foram geradas.
O Serviço Social como trabalho, assim como varias outras profissões teve sua origem na passagem do capitalismo concorrencial para o monopolista. Profissões essas tanto na esfera produtiva, na reprodutiva e outras nos dois campos.
Distinguem-se dois tipos de trabalho: O trabalho produtivo, é o que produz riqueza, esta apropriada pelo capitalista; e o trabalho improdutivo é para conduzir à manutenção da ordem social; tem. Tem ainda trabalhos iguais que podem mudar de um para o outro podendo um ser produtivo e outro improdutivo. O Serviço Social, assim, é um trabalho produtivo quando participa das condições de gerar riquezas. Sua mercadoria é o transporte de pessoas. Já o trabalho do Assistente Social é um trabalho improdutivo já que como dito antes, este não gera valor ao Estado.
...