Serviço social
Por: Rita Viana • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Polo Manaus
Curso de Serviço Social - 1º Período
Serviço Social Contemporâneo
Família e Sociedade
Alazerna Oliveira da Silva Carvalho RA:2867956513
Jordânia Ribeiro da Silva RA:2800833603
Maria Rita Viana da Silva RA:2800798923
Regina A. Batista da Silva RA:2849226210
Verenice Pereira Viana RA:2855186145
A ação do assistente social no atendimento às demandas da família
na sociedade contemporânea.
Tutor: EAD
Manaus-AM
30/03/2015
A sociedade contemporânea com o passar do tempo modificou a maneira de viver, de agir e atuar no mundo. Contudo, as famílias passaram a conviver com as mais diversas dificuldades e com isso tornou-se peculiar a sugestões, isso significa que a sociedade envolvida nas dificuldades financeiras, na falta de emprego, no trabalho informal, na moradia, na saúde e outros fatores que envolvem a falta de recursos básicos, levou a existência de um profissional que atuasse em conjunto com o a sociedade.
Atuando diretamente na assistência as famílias, assim aquele que um dia atuava na informalidade passou a ser um profissional na defesa daqueles sofreram maus tratos, que passaram por traumas, entre outros fatores.
Assim o profissional de serviço social atua na sociedade como fator primordial na ajuda e defesa da família. A sociedade contemporânea enfrenta uma demanda de mudanças continuas, contudo o profissional tem como objetivo, amparar pessoas com pouco acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde, é uma profissão voltada a promover o bem-estar físico, psicológico e social.
O trabalho assistencial cresceu de tal forma que expandiu entre empresas, órgãos públicos (através de concurso público), ONGs e centros públicos sem ônus.
Com a globalização econômica, social e política da sociedade tornou crescente as questões como exclusão é neste ponto que o assistente social faz seu planejamento e a executa com programas para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.
O assistente social atua também em penitenciárias e abrigos de menores, propondo ações e desenvolvendo a capacitação para a reintegração dos marginalizados.
O profissional de cunho assistencial pode ainda auxiliar na saúde, facilitando o acesso da população às informações e ações educativas na área de saúde.
Auxilia ainda em moradias de ambiente hostil, de recursos precários entre outros fatores básicos de uma moradia. Desenvolve ainda projetos a proteção à crianças e adolescentes que subsidiem a garantia de direitos desses, em situação de vulnerabilidade social.
A finalidade maior do assistente social é sem dúvida proteger os direitos civis e legais do indivíduo como um todo, garantindo sua integridade física e moral.
É formando e informando um indivíduo a ser um cidadão, que o assistente social prepara a sociedade, a família em si a uma vida digna, conhecedora de seus direitos, com esperanças e dignidades.
Por isso, a ação do assistente social se faz importante em vários setores públicos ou privados, de cunho assistencial com ou sem fins lucrativos.
O assistente social é o profissional cuja ação está pautada no bem-estar coletivo e na integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla, o profissional estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável, em todos os sentidos.
Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual se pode dissociar o individual do coletivo.
Esta ação do assistente social é fundamental. Podemos dizer que este profissional não é aquele que doa o peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.
Vejamos um exemplo, o assistente social atua incentivando a tomada de consciência dos seus integrantes. Isto é, auxilia-os a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos. Pode-se também prestar assessoria na área de recursos humanos, a ideia é fazer com que esses indivíduos sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.
Nos
...