Serviço social
Por: gil120779 • 7/5/2015 • Relatório de pesquisa • 2.462 Palavras (10 Páginas) • 369 Visualizações
FACULDADE ASCES
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
KAROLAYNE LAYSA ALVES DA SILVA
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE SOBRE O PERFIL DO AGRESSOR E POSSIVEIS MOTIVAÇÕES GERADORAS DA VIOLÊNCIA, SOB A ÓTICA DAS USUARIAS DO CRMMB.
Caruaru,
2013
Karolayne Laysa Alves
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE SOBRE O PERFIL DO AGRESSOR E POSSIVEIS MOTIVAÇÕES GERADORAS DA VIOLÊNCIA, SOB A ÓTICA DAS USUARIAS DO CRMMB.
Projeto de monografia referente à Conclusão do curso de Serviço Social, sob a orientação da Professora Rosineide Maria Gonçalves.
Caruaru, 2013
[pic 1]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.............................................................................. 4
- OBJETIVOS...................................................................................5
- OBJETIVO GERAL..................................................................6
- OBJETIVO ESPECÍFICO.........................................................6
- REVISÃO LITERÁRIAL..................................................................7
- METODOLOGIA.............................................................................8
- CRONOGRAMA.............................................................................9
- ORÇAMENTO................................................................................10
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................10
[pic 3][pic 2]
[pic 4]
- INTRODUÇÃO
O estudo que propomos busca analisar o perfil socioeconômico dos agressores de mulheres vítimas de violência usuárias do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita – CRMMB, partindo de uma reflexão sobre a violência doméstica. Juntamente com o perfil pretende-se identificar qual a compreensão das mulheres, vítimas de violência e usuárias do Centro, sobre as possíveis motivações para justificar a violência dos homens.
O estudo proposto parte do pressuposto de que a violência doméstica está diretamente associada à dimensão de gênero. Analisar a violência sob essa perspectiva é analisa-la no âmbito das desigualdades nas relações de poder entre casais. Tais relações partem do principio que existe naturalmente uma divisão de papeis entre o homem e a mulher, onde um é melhor e pode mais do que o outro. Assim, a sociedade tende a naturalizar a desigualdade e a importância dos papéis ditos como masculinos e femininos.
O interesse pelo tema apresentado surgiu a partir das práticas no estágio curricular I, onde foi possível observar que a recorrência da prática da violência acontece dentro do ambiente familiar. Essa constatação aponta para a necessidade de entender o que leva um homem a agredir sua companheira, com que tem uma relação de afeto.
Analisar a violência doméstica, na perspectiva de gênero, será uma importante contribuição para os estudos e projetos de extensão do Núcleo de Gênero da faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES, bem como para subsidiar, podendo também contribuir com o Centro de Referência da Mulher Maria Bonita, buscando programar ações previstas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres que apresenta algumas prioridades na área da violência contra a mulher como: Combate e Garantia de Direitos, Prevenção, Assistência.
Por fim, o estudo buscará responder esse conjunto de questões a partir dos questionários aplicados pela Assistente Social para construção do perfil de entrada das mulheres que procuram o serviço do CRMMB. A escolha desse instrumento justifica-se pela impossibilidade de entrevistar o agressor, bem como pela necessidade de preservar as mulheres, usuárias do serviço, de uma exposição temporária. Para além desses elementos o preenchimento do mesmo é realizado pela profissional do Serviço Social.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Analisar o perfil do agressor das mulheres vítimas de violência, atendidas pelo centro de referência da mulher Maria bonita a partir da compreensão das vítimas, com vistas a contribuir com o programa de proteção as mulheres vítimas de violência em Caruaru.
2.2. Objetivos Específicos
- Analisar as características sociais e econômicas do agressor.
- Identificar as possíveis motivações da agressão sob a ótica da vitima.
- REVISÃO DA LITERATURA
Analisar a violência doméstica na perspectiva das relações de gêneroé tratar referencialmente da dependência econômica gerada em torno da relação, enquanto o homem é a única forma de sustento e renda da família, a mulher torna-se submissa a ele, poiso contexto socioeconômico está diretamente ligado a desigualdade entre os casais. Contudo, pode-se identificar também a dependência emocional como um fator essencialmente importante para a mulher no momento de decisão de denunciar.
“Todo ato de violência baseado em gênero, que tem como resultado, possível ou real, um dano físico, sexual ou psicológico incluindo as ameaças, a coerção ou a privação arbitrária da liberdade, seja a que aconteça na vida pública ou privada. Abrange, sem caráter limitativo, a violência física, sexual e psicológica na família, incluídos os golpes, o abuso sexual às meninas, a violação relacionada à herança, o estupro pelo marido, a mutilação genital e outras práticas tradicionais que atentem contra mulher, a violência exercida por outras pessoas que não o marido - e a violência relacionada com a exploração física, sexual e psicológica e ao trabalho, em instituições educacionais e em outros âmbitos, o tráfico de mulheres e a prostituição forçada e a violência física, sexual e psicológica perpetrada ou tolerada pelo Estado, onde quer que ocorra.” (OMC, 1998, p.7)
...