Serviço social
Por: Karinaoliveira2 • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.778 Palavras (8 Páginas) • 324 Visualizações
O DESENVOLVIMENTO DO ASSISTENTE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR
Curso Serviço Social – Sétimo Semestre
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DISCIPLINA: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Cleide de Oliveira - 3808615000
José Airton de Oliveira - 2324418977
Simone A. P. da S. Oliveira - 4322804190
Viviane Oliveira Barbosa - 3815675709
Professora EAD: Ma. Elisa Cléia Nobre
Osasco/SP
2015
1 - Tema:
O DESENVOLVIMENTO DO ASSISTENTE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR
2 - Justificativa:
Queremos mostrar através deste que é sem dúvida um tema atual, como o serviço social vem juntamente com o Terceiro Setor se desenvolvendo.
A seguridade social no Brasil possui uma história, que não admite seu estudo sem que antes façamos uma sucinta lembrança do seu desenvolvimento. O intuito deste estudo é mostrar como os requisitos para aquisição de amparo social são frágeis em sua forma legal deixando o cidadão necessitado, o idoso ou o portador de necessidades especiais a mercê de leis formatadas pelo legislador, que apenas protegem o órgão público e não exerce a sua função real que é da assistência social e é aí que poderemos fazer diferença, com nosso trabalho levado com seriedade e buscando o melhor aos assistidos.
3 - Problema:
O que devemos entender é a importância da presença e o papel das ONG’s no cenário nacional, como espaço e instrumento de defesa dos direitos da população e socialmente excluída, propondo e desenvolvendo ações que entendem, desafiam e se comprometam de prover políticas sociais públicas para a população e a importância da necessidade que é de abordar os aspectos gerais e alguns pontos específicos trazidos pela nova Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), bem como as principais alterações no que se refere aos requisitos para concessão do benefício da Assistência Social no Brasil e mostrar como nesses anos a criação do LOAS e outros, que vieram para realmente transformar a forma de assistência social no Brasil e a importância também crescente para o profissional do serviço social que até então, ambos eram deixados de certa forma de lado e que essas bases passaram a ser concebidas como política pública inserida no âmbito da seguridade social, e como ela passou a ser compreendida no direito do cidadão e dever do Estado e como representou um avanço significativo na construção de direitos dos idosos e das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.
4 – Bibliografia
ABREU, Marina Maciel. Serviço Social e a organização da Cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. 4ª Edição – Cortez Editora – SP – 2011.
AGUIAR, Carlos A. M. Artigo: Assistência Social no Brasil: a mudança do modelo de gestão. Disponível no site: http://fundap.sp.org.br/publicacoes/TextosTecnicos/textec.3.htm. Acessado em 28/07/2014.
AMARAL, Wager Roberto do. Artigo: A Ousadia do Serviço Social no Espaço das ONG’s – disponíel no site: www.uel.br/revista/c_v1n1_ousadia.htm . Acessado em 01/04/2015.
Artigo: Terceiro Setor e Desenvolvimento Social – Relato Setorial nº 03 AS/GESET – julho/2001 – Disponível no site: www.bndes.gov.br – acessado em 10/04/2015.
BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social: fundamentos e história – Vol. 2 – 9ª Edição – Editora Cortez – SP - 2011.
Conselho Federal de Serviço Social – Código de Ética do/a Assistente Social – 10ª Edição – Câmara Brasileira do Livro – SP – 1993.
COSTA, Selma Frossard. Artigo: O Serviço Social e o Terceiro Setor – Disponível no site: www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v7n2_selma.htm - Acessado em 16/04/2015.
FORTE, Valeria e Guerra, Yolanda. Ética e Direitos: Ensaios Críticos – LumenJuris Editora – 3ª Edição – RJ – 2011.
FRAGA, Cristina Kologeski. Artigo: A Atitude Investigativa no Trabalho do Assistente Social – Revista de Serviço Social – São Paulo nº 101 p. 40-64 já/mar 2010.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo – Editora Vozes – RJ – 2013.
LIMA, João Rodolfo Gomes e NOGUEIRA, Roberto Wanderley. Artigo: Direito ao Trabalho das Pessoas com Deficiência: O Benefício da Prestação Continuada/LOAS e a Inclusão Social - Revista Brasileira de Tradução Visual, 2014.
LONARDONI, Eliana e outros. Artigo: O Processo de Afirmação da Assistência Social como Política Social – Disponível no site: www.uel.br/revistas/ssrevistas/c_v8n2_sonia.htm - Acessado em 13/11/2014.
MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: Identidade e alienação -16ª Edição – Cortez Editora – SP - 2011.
MONTAÑO, Carlos. A Natureza do Serviço Social – 2ª Edição – Cortez Editora – 2009.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro Setor e Questão Social – Crítica ao padrão emergente de intervenção social – 6ª Edição – Cortez Editora – 2010.
PAULO NETO, José. Anais da II Conferência Nacional de Assistência Social – 1997. Disponível no site: http:jus.com.brAcessado dia 12/04/2015.
PAULO NETTO, José. DITADURA E SERVIÇO SOCIAL: Uma análise do Servi Social no Brasil pós-64. 16ª Edição – Cortez Editora – SP – 1990.
QUINONERO, Camila Gomes e outros. Artigo: Princípios e diretrizes da Assistência Social: da LOAS à NOB SUAS. Revista- O Social em Questão – Ano XVII – nº 30 – 2013.
SILVA, Heleno Florindo. Artigo: A Lei Orgância da Assistência Social(LOAS) como Ação Afirmativa a Garantir o Direito a Diferença – Disponível no site: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo.a-lei-organica-de-assistencia-social-loas-como-acao-afirmativa-a-garantir-o-direito-a-diferenca,31232.html – Acessado em 26/06/2014.
...