Serviço social
Por: julianapereira3 • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.099 Palavras (9 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso de serviÇo social
Márcia Regina Gonçalves Fonseca
PROJETO DE INTERVENÇÃO
[pic 3]
Alfenas
2015/1
Márcia Regina Gonçalves Fonseca
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Socail da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Oficina de Formação – projeto de Intervenção; A Realidade Regional e o Serviço Social; Planejamento Social e Estágio Curricular Obrigatório II
Prof.: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi, Valquiria A. Dias Caprioli.
Alfenas
2015/1
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO 04
2.1 IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO E SEUS INDICADORES 04
2.2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR 04
2.3 SUMÁRIO DA PROPOSTA 07
2.4 JUSTIFICATIVA 08
2.5 OBJETIVOS 08
2.5.1 Objetivo Geral 08
2.5.2 Objetivos específicos 08
2.6 METAS 09
2.7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 09
2.8 REQUISITOS TÉCNICOS E RECURSOS 10
2.9 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 10
2.10 CRONOGRAMA 11
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado visa a construção de um projeto de intervenção a ser desenvolvido com a mulheres de baixa renda, moradoras dos condominios do Programa Minha Casa Minha Vida, através de parceira entre a Secretaria de Habitação e Participação Popular e a Secretaria de Ação e Promoção Social (por meio dos CRAS), do município de Alfenas/MG.
Onde serão ministrados cursos por fim haverá a criação de uma cooperativa de mulheres produtoras de artesanato e roupas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO E SEUS INDICADORES
LOCALIDADE | Alfenas |
NÚMERO DE HABITANTES CONFORME CENSO IBGE 2010 | 73.774 |
NÚMERO DE IDOSOS CONFORME CENSO IBGE 2010 | 9.046 |
NÚMERO DE MATRÍCULAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO EM 2012 – IBGE | 14.271 |
NÚMERO DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE EM 2009 - IBGE | 55 |
IDH | 0,761 |
NÚMERO DE DOMICILIOS | 42.300 |
DÉFICIT HABITACIONAL | 4.420 |
Considerando a tabela acima, observando-se a quantidade de domicilios e o déficit habitacional, percebe-se que a Secretaria Municipal de Habitação e Participação Popular deve cada vez mais se empenhar em projetos habitacionais.
2.2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR
A Secretaria Municipal de Habitação e Participação Popular foi criada com intuito de organizar as questões habitacionais no município de Alfenas/MG, atualmente é comandada pelo Secretário José Luiz de Souza Bruzadelli, e localiza-se na Rua Gabriel Monteiro da Silva, nº 1220, Centro, Alfenas/MG.
Existem vários programas habitacionais vinculados a esta secretaria:
- Programa Minha Casa Minha Vida – iniciativa do Governo Federal em parceria com o município, oferecendo condições para que as famílias de baixa renda possam adquirir sua casa própria;
- Programa Projetos Prioritários de Investimento (PPI) – intervenções que objetivam melhorar as condições de habitabilidade das famílias, regularização fundiária, saneamento e inclusão social;
- Programa Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários (URIAP II) – reformas em casas em situação de risco habitacional, com verba federal para compra de matérias e verba municipal para mão de obra;
- Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) – financiamento para pessoas que possuem lotes e desejam construir suas casas;
- Programa Pró-social – promove reformas em casas de famílias em risco social e também casos emergenciais, com verba municipal;
- Projeto do Servidor Público – programa habitacional voltado aos servidores públicos municipais, que visa a construção e financiamento de moradia.
Dentre estes projeto citados o de maior destaque é o vincula do Programa minha casa minha vida, já foram construidos 3 condominios no municipio, sendo dois localizados no bairro Recreio Vale do Sol nas ruas Tiso e Onofre Gomes Pereira e outro localizado no bairro Jardim São Carlos na rua Raimundo Correia. Esta em fase de construção o quarto condominio no Jardim São Carlos que tem previsão de inauguração em setembro onde estão sendo construidos 194 apartamentos.
O quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Habitação e Participação Popular é composto por:
- 2 psicologos – responsaveis pelo trabalho social;
- 1 arquiteta;
- 1 responsável por cadastramento;
- 1 secretária;
- 1 responsável por regularização fundiária;
- 1 atendente;
- 3 estagiárias remuneradas.
Esta secretaria criou com o apoio da Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (UNIFENAS) e com a participação da população por meio da várias instituições sociais do município de Alfenas, o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Tendo-se em vista a necessidade de solucionar dos problemas habitacionais de interesse social do município.
A apresentação dos Planos Habitacionais, considerando as especificidades do local e da demanda, é uma exigência para acesso, aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, nos termos da Lei nº 11.124, de 16 de junho de 2005. (ALFENAS, p. 2, 20--?).
...