Serviço social no Braisl
Por: Gilberto Souza • 17/11/2015 • Resenha • 273 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
UNIP 2015
Professora: Feliciana Lamarca de Brito
Aluna: Karla Nazaré Melo Chaves Sala 14
RESUMO
Serviço Social: Surgimento e institucionalização do Brasil
Quando se fala de institucionalização, fala-se da criação e relevância de uma dada profissão, ou seja, em nossa caso, significa como e quando o serviço fio visto como uma profissão relevante e de importância para a sociedade.
A institucionalização do serviço social no Brasil deu-se a partir da década de 1930, primeiramente como iniciativa de grupos particulares, em evidência a ação da igreja católica.
Nesse período o Serviço Social apresenta-se atrelado às ações estatais, de cunho “Benemerente” (Significado: Pessoas que praticam serviços importantes ou por procedimentos notáveis em favor de uma categoria, comunidade, sociedade, etc... Ex: Madre Tereza de Caucutá), na qual a questão social era vista como questão de policial.
Dessa forma, a intervenção profissional Assistente Social, estava ligada às situações de “Pobreza” e aos “Pobres ou Desajustados”.
Logo o Assistente Social era um educador voltado para uma reforma moral do indivíduo.
No contexto histórico-político podemos assinalar as principais influências filosóficas do serviço social, como também os movimentos internos da própria profissão e a compreensão crítica dos documentos de Araxá, Teresópolis, Sumaré, Alto de Boa vista e BH, bem como o movimento de Reconceituação e das principais corrente filosóficas: Positivismo/Estruturalismo, Fenomenologia e Materialismo Histórico Dailético.
...