UM BRASIL PARA TODOS
Por: alinedefreitas • 16/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.187 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
UM BRASIL PARA TODOS
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, procuramos mostrar como nossa identidade nacional foi sendo construída com o passar dos anos, através da diversidade de costumes e cultura encontrados no Brasil.
Em um momento em que o mundo vem passando por profundas transformações, é importante compreendermos o nosso passado para que, a partir dele, possamos vislumbrar como enfrentar e superar novos desafios.
UM BRASIL PARA TODOS
Podemos dizer que o que faz de todos nos brasileiros é nossa diversidade de costumes, cultura, religião e política que encontramos no Brasil. Nossa diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes que encontramos na nossa sociedade em todas as regiões do país, desde o norte do país com suas festas populares até o sul com suas típicas danças. E é claro não podemos deixar de fora o carnaval e o futebol que faz todo o nosso país parar para torcer e festejar nossas conquistas e derrotas.
Tudo isso faz parte da nossa identidade nacional que foi sendo construída com passar dos anos, desde o período do descobrimento do Brasil, depois passando pela Era Vargas com a criação da Constituição Brasileira, até os dias atuais com a população indo pra ruas para lutar por políticas públicas mais eficazes. Com todos esses processos políticos que o Brasil passou foi se com o tempo criando nossa identidade nacional, um conjunto de características encontradas no povo brasileiro.
A nossa identidade nacional brasileira, é muito variada levando em consideração que a presença de traços etino culturais comum na maioria da população, mas vária de região para região, classe social, e níveis de instrução.
A nossa cultura é tão variada que não podemos definir como única, a diferença do Brasil com outras nações está justamente nessa variação de cultura. A identidade nacional brasileira não é umas só, as suas dimensões culturais e política, em particular, não têm caminhado juntas. Nem remetem a um mesmo espírito.
A identidade regional surge no momento em que os estados criam a sua própria cultura. Por exemplo, o estado do Paraná tem uma referência étnica muito variada, pois é um estado colonizado por várias culturas, mas mesmo assim tenta criar uma identidade única e eliminar as diferenças, o movimento paranista surge com essa intenção de criar à identidade regional, como o próprio hino do Paraná que se refere ao progresso, as vitórias nas fronteiras, momento em que o estado se consolida, anunciam o seu progresso, isso é uma identidade brasileira.
Nossa sociedade foi sendo composta pela miscigenação de povos e raças com decorrer dos anos, mas infelizmente existe uma minoria que não tem acesso aos serviços básicos de saúde e nem a uma política pública de qualidade é preciso que nossos governantes olhem com mais atenção essas minorias que muitas vezes são descriminadas devido à cor da pele, classe social, escolha sexual ou religiosa.
É necessário que se crie políticas públicas mais eficazes, e que essas políticas públicas realmente passem acontecer, e não fique só no papel. Pra isso nós temos na sociedade o assiste social que busca através de suas ações o fortalecimento das relações sociais, estabelecendo políticas que promovam a igualdade entre os indivíduos e a justiça social.
O papel do assistente social é formular, executar, avaliar serviços, programas e políticas sociais que preservem a defesa e ampliação dos direitos humanos. Através dessas ações o assiste social ajuda a construir a identidade nacional da nossa população e de sua comunidade em que atua, viabilizando o acesso da população mais carente as políticas públicas.
Não podemos esquecer que é dever do Estado desenvolver políticas públicas que visem assegurar determinados direitos de cidadania de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. A educação e saúde no Brasil são direitos universais de todos os brasileiros, assim para assegurá-los e promovê-los, está instituída pela própria Constituição Federal.
As participações da sociedade na formulação das políticas públicas estão asseguradas
...