A Afirmação histórica dos Direitos Humanos
Por: Michelle menezes • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.122 Palavras (13 Páginas) • 360 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL :2º PERÍODO
SOCIOLOGIA
PROFª : CLÁUDIA BENEDETTI
TÍTULO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA
EUCILENE DE LIMA SOUZA SOARES RA:7117504828
KREISSE TERESINHA SOARES RA:6928424399
MICHELLE MENEZES E SILVA RA:6750358963
MONIQUE AMORIM DE SOUZA RIBEIRO RA:6751308588
RUBENS BARBOSA RA:6582324853
WENDEL FERREIRA DE LIMA RA:679143252
NITERÓI , 20 DE NOVEMBRO DE 2013
CARACTERÍSTICA E DIFERENÇAS DAS DUAS DECLARAÇÕES
Declaração de Independência dos Estados Unidos ( declaração dos direitos da Virginia)
- A declaração de Virginia proclamou o direito a vida, a liberdade , a propriedade , o principio da legalidade , liberdade de imprensa e liberdade religiosa.
-A declaração de independência dos estados unidos destaca também a limitação do poder estatal e a valorização da liberdade individual.
Declaração dos direitos do homem e do cidadão
-Contem dois tipos de direitos os do homem e direitos do cidadão que são diferentes, Os do homem com características que antecedem a sociedade, relativos ao homem como ser nao pertencente da sociedade politica, a liberdade e a propriedade e a segurança.
-Os direitos ao cidadão como integrantes da sociedade, cita-se o direito de resistência a opressão, direito de concorrer pessoalmente ou por representantes para formação da lei, com a expressão da vontade geral, e o direito de acesso aos cargos públicos.
- A declaração contem uma mistura de direitos civis e políticos.
O que ambas tem em comum é tornar por escrito as leis para garantr os direitos, mas a diferença é que a declaração dos direitos da Virginia visa mais os direitos individuais, enquanto a outra separa os direitos individuais aos direitos do cidadão, que passa a ter direito de escolha nas decisões politicas.
O tipo de solidariedade social presente na obra de Émile Durkheim
O texto a divisão do trabalho social é um estudo do cientista Émile Durkheim, considerado um dos fundadores da sociologia, em que aborda a interação social entre os individuos que integram uma coletividade maior ; A Sociedade. Trata-se de um tema central do pensamento sociológico de Durkheim, a existencia de uma sociedade só év possivel a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: Os individuos.Esse conceito se assenta em diferentes tipos de solidariedade social.
Segundo ele, os individuos são fruto do meio que vive, de acordo com o modo de sociedade que estão inseridos. Ele explica a diferença das sociedades denominadas e separados por ele como solidariedade mecânica e solidariedade ôrganica.
Solidariedade mecânica é aquela considerada primitiva ou arcaica, onde há grupos de humanos do tipo tribal, como os indígenas por exemplo, que integram e compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários ao grupo.
Solidariedade ôrganica é o tipo que predomina nos grandes centros e cidades metropolitanas, denominadas sociedades modernas ou complexas, onde os interesses individuais são bastante distintos e a consciencia de cada individuo e mais acentuada.
Durkheim denomina as sociedades complexas como grandes organismos vivos, onde os órgãos são diferentes entre si, que corresponde a divisão de trabalho. Mas todos dependem um do outro para a finalidade proposta e bem comum do ser vivo. A crescente divisão social do trabalho faz aumentar também o grau de interdependencia entre os individuos.
Ainda na sociedade organica , a base da coesão social não está nas crenças e valores sociais religiosos, na ttradiçao ou nos costumes compartilhados., mas sim nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressasm em normas juridicas, o direito.
O texto Tipos de solidariedade social tem base no estudo de Durkhein sobre a sociedade industrial do século XIX, ele percebeu a importancia de compreender os fatores que explicariam a organização social, compreender a vida em sociedade e uma ligação entre os homens, concluiu que os laços que prenderiam os individuos uns aos outros seriam dados pela solidariedade social sendo ela mecãnica ou ôrganica.
Dentro da sociedade orgânica, cada individuo tem sua propria consciencia, a consciencia individual e por meio dela o individuo tomaria decisões e faria escolhas no dia a dia, que estaria ligada a sua personalidade, e sociedade não seria cmposta por uma soma dessas consciencias, mas sim pela presença de uam consciencia coletiva, e para Durkhein esta consciência coletiva estaria ligada aos valores daquele grupo, seria transmitida pela vida social de geração em geração por meio da educação, que seria decisisva para vida social entre os membros do grupo.
A consciência coletiva se daria de forma diferente de acordo com a sociedade onde se está inserido. Fazendo uma simples comparação entre as sociedades isto fica claro.
Numa sociedade mecânica, o individuo estaria ligado diretamente a sociedade, onde prevaleceria um comprtamento que fosse aceitavel pela consciência coletiva e não necessariamente a sua vontade individual, o que gera uma consciencia mecanica , onde grande parte da existencia do individuo é orientada pelos imperativos e proibições sociais quem vêm da consciencia coletiva. Para o individuo, seu desejo e sua vontade são o desejo e a vontade da coletividade do grupo, o que proporciona uma maior coesão e harmonia social.
...