A Contribuiçao Do Assistente Social Na Rede Hospitalar
Artigo: A Contribuiçao Do Assistente Social Na Rede Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: euge • 12/12/2014 • 804 Palavras (4 Páginas) • 591 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
EUGENIA DONATILA COSTA PACHECO
SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE :A CONTRIBUIÇÂO DO ASSISTENTE SOCIAL NA REDE HOSPITALAR
REDE HOSPITALAR
Ilhéus
2014
EUGENIA DONATILA COSTA PACHECO
SERVIÇOSOCIALESAÚDE:ACONTRIBUIÇÂODO ASSISTENTE SOCIAL NA REDE HOSPITALAR
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
1. Introdução
Busca-se com esse projeto conhecer a perspectiva e atuação profissional do assistente social na rede hospitalar,assim como a possibilidade de apreender a política de saúde no contexto neoliberal, identificar a importância do Serviço Social na política de saúde , e as contribuições do assistente social na rede hospitalar . De forma que a pesquisa procurou apontar a importância do profissional em Serviço Social na rede hospitalar , uma vez que a área de saúde é um espaço que vem ganhando destaque para esta inserção desde o início dos anos 2000, dada as demandas inerentes no contexto hospitalar e a capacidade do Serviço Social de intervir nessas politicas .
O Serviço Social é uma profissão que surgiu no Brasil na década de 1930, e desde então vêm ampliando sua atuação na diversas áreas, buscando seu reconhecimento como um profissional atuante nas políticas públicas.
A saúde é um dos segmentos que o Serviço Social tem conquistado, e seu compromisso baseia-se na sua defesa como direito que todo cidadão possui de acordo com os princípios fundamentais de nossa Constituição Federal, como também na valorização do trabalho do assistente social aplicado em suas atividades.
A saúde,não pode e não deve ser conceituada como algo estático,pois faz parte de um sistema social no qual estamos inseridos e interagimos devendo ser implementada mediante prestaçoes positivas do estado , está diretamente ligada ao conceito de qualidade de vida , e para viver com dignidade em um legitimo Estado Democratico de Direito,todo cidadão necessita de ter uma vida saudavél.
2. Problemática
Diante da situaçao exposta nas redes hospitalares, argumenta-se o seguinte problema: De que maneira o assistente social ,junto com as politicas publicas podem esta contribuindo com a saúde dos usuarios nas redes de hospitais, do todo o exposto, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: de que modo o assistente social, juntos com as politicas publicas podem esta contribuindo nas redes hospitalares.
Existem muitas contribuiçoes do assistente social no campo da saúde,no entanto há uma que mais precisa de intervenção, que é a gantia de direitos.
3. Objetivos:
3.1 Geral:
• Discutir as matrizes teóricas acerca da problemática social que perpassa no cotidiano do ambiente hospitalar, associando uma análise das politicas publicas voltada para saúde
•
3.2
...