A Educação Popular
Por: Palomafrancisco • 11/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.683 Palavras (15 Páginas) • 1.132 Visualizações
UNIFAC
Faculdades Integradas de Botucatu
Serviço Social - 7º semestre
Movimentos Sociais e Cidadania- Prof ª Isabel
Educação Popular e sua Relação com o Serviço Social
Franciely Tomazini
Gustavo Camargo
Kleber Retameiro
Leticia Abilio
Paloma Iris Galdino
Botucatu
2017
Educação Popular e sua relação com o Serviço Social
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar a Educação Popular, os conceitos e os princípios fundamentais envolvidos, se relacionando com o Serviço Social.
A Educação Popular constitui-se um paradigma educativo sistematizador por Paulo Freire que visa contribuir com o processo de conscientização e mobilização de classes subalternas, a partir de uma teoria referenciada na realidade, na valorização dos saberes populares e de uma base ética e política voltada a transformação social.
Ela aposta em metodologias dialógicas que estimulam a luta coletiva pela emancipação humana e geralmente está presente no campo de atuação dos Assistentes Sociais que trabalham com comunidades, organização e mobilização popular, sobretudo em Organizações Não Governamentais (ONGs) articuladas aos movimentos sociais, onde esse tipo de educação se refugiou desde o período da ditadura militar, visto que naquele contexto histórico passou a ser considerada uma prática educativa subversiva.
Talvez pelo fato de contribuir com a reprodução das relações sociais, essa profissão tenha dialogado com a educação popular ao longo da historia.
O que é educação popular
A educação popular é uma metodologia educacional voltada para a conquista dos direitos sociais, culturais e políticos uma pratica pedagógica problematizadora e geradora de possibilidades. Ela ajuda mostrar a realidade dos grupos ou comunidades e aponta caminhos para superação dos problemas encontrados. É uma ferramenta que contribui para a luta da justiça e dignidade, incentiva a realização de mudanças sociais.
“Contribuir com a organização do povo fazendo desvelamento da realidade. A educação popular através da problematização vai conversar com as pessoas no sentido de ir ajudando as pessoas a compreender a sociedade em que ela vive, para que as pessoas se percebam como sujeitos da historia e se engajem numa luta concreta pelos seus direitos.”(SOUZA, 2010).
O sistema aberto de ensino e aprendizagem baseado na percepção da realidade com base na educação popular, ela é dirigida para os moradores de periferia, famílias de baixa renda, indígenas e grupos de artesões e toda forma de organização comunitária. A educação popular é um método libertador baseado nos estudos de Paulo Freire, para ele a conscientização é uma das tarefas de uma educação realmente libertadora isso porque ela respeita ao máximo o ser humano como pessoa.
A educação popular já passou por varias fases desde a busca de conscientização dos anos 50 e 60, a defesa da educação publica de qualidade nos anos 70 e 80 e na atualidade desenvolve e incentiva a participação popular nas políticas publicas a organização comunitária e o bem estar social.
No Brasil inúmeras organizações atuam com educação popular esta rede de educação cidadã tem a missão de mobilizar educadores e organizações sociais para promover a formulação de politicas públicas e controle social, atua em politicas de segurança alimentar e nutricional e incentiva a organização de grupos que desenvolvem a economia no brasil.
A educação popular tem sua origem vinculada às lutas de classes e aos movimentos sociais populares, ela nasce devido e constitui-se ligado ao empoderamento protagonismo e organização dos trabalhadores do campo e da cidade visando transformação social.
No que diz respeito ao que vem a ser a Educação popular podemos afirmar que esta denominação constitui-se mediante a: educação de base, educação de jovens e adultos, educação popular e outros nomes dos quais se adotou educação popular para todas estas formas que apresentam uma concepção semelhante a ponto de serem equiparadas nas propostas de prática educacional. (COSTA, 2007 apud MACIEL, 2011 p.9).
Princípios da Educação Popular:
- Emancipação e poder popular;
- Participação popular nos espaços públicos;
- Equidade nas políticas públicas fundamentada na soliedariedade, na amorosidade;
- Conhecimento crítico e transformação da realidade;
- Avaliação e sistematização de saberes e práticas;
- Justiça política, econômica e socioambiental.
Algumas diretrizes:
- Partir das diferentes realidades numa perspectiva multidimensional (rural/urbano, centro/periferia, territórios, biomas, culturas, gêneros, raça gerações etc.) e dos contextos particulares.
- Fortalecer, preservar, incentivar e interagir com a cultura popular e com a história do povo, como expressão da identidade brasileira nas suas especificidades regionais e étnicas, com elementos constitutivos de sua identidade.
- Considerar, como elementos importantes, a diversidade política, cultural, econômica, ambiental e social do povo brasileiro. n Estimular, nas práticas do setor público, o diálogo com organizações e movimentos populares e sociais para a adoção dos pressupostos da Educação Popular.
- Contribuir com a organização popular e com o surgimento de novas lideranças e agentes populares.
- Fortalecer o processo educativo na perspectiva da economia popular solidária, considerando a importância da organização econômica da sociedade como dimensão fundamental para a emancipação popular.
- Promover a participação popular e a gestão democrática em todo o processo de formulação e implementação das políticas públicas.
- Garantir que os instrumentos utilizados na gestão pública (planejamento, implementação, avaliação, financiamento etc.) fortaleçam os processos de Educação Popular.
- Promover e construir coletiva e dialogicamente as políticas públicas, com participação social e popular.
- Ampliação de espaços públicos com participação popular.
- Promover processos educativos na perspectiva de Educação Popular para ampliar o acesso a políticas e aos recursos públicos.
- Promover a conscientização com base na leitura da realidade para a consequente transformação social.
O que caracteriza os processos da educação popular
...