A FALTA DE EMPREGO E A FOME EM NOSSO PAÍS
Por: Feralessio • 18/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PITAGORAS UNOPAR
INSTITUTO UNOPAR DE Cidade - MT
CURSO SERVIÇO SOCIAL
Nome
A FALTA DE EMPREGO E A FOME EM NOSSO PAÍS
cidade
2021
Nome
A FALTA DE EMPREGO E A FOME EM NOSSO PAÍS
Trabalho de Produção Textual Individual 4º Semestre apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Serviço Social.
Orientador: Prof. Elias Barreiros, Maria Gisele Alencar, Paulo Sérgio Aragão, Stefanny Feniman.
cidade – MT
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 AS TEORIAS CLÁSSICAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIAS E SUAS POTENCIALIDADES E DEBILIDADES PARA A SOCIABILIDADE 5
3 AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO APONTADAS NA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA, E O MODO QUE ESSAS TRANSFORMAÇÕES PODEM AFETAR ESPECIALMENTE OS MAIS POBRES 5
4 AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA ENTRE A DÉCADA DE 1950 E O FINAL DA DÉCADA DE 1970, NOS REGIMES POLÍTICOS, NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E NAS PROTEÇÕES SOCIAIS 6
5 AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA PROFISSÃO ENTRE OS ANOS DE 1950 E FINAL DOS ANOS DE 1970 6
6 A CONSTRUÇÃO DA CULTURA POLÍTICA NACIONAL, ENTENDENDO OS ASPECTOS PATRIMONIALISTAS, CLIENTELISTAS, PESSOALISTA NUTRIDOS PELA HERANÇA IBERISTA, CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA. FEITO ISSO, IDENTIFICANDO DE QUE MODO A FORMAÇÃO POLÍTICA NACIONAL IMPACTOU NO AGRAVAMENTO DAS DESIGUALDADES PROFUNDAS, NESTE CONTEXTO DE PANDEMIA 6
7 CAMINHOS VIÁVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DA F]OME NO BRASIL E AMPLIAÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL A SUA POPULAÇÃO. 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho relata a forma que as desigualdades, vem de muito tempo atrás, começando desde tempos passados, onde o pobre não tinha vez, não tinha opnião, não podia ter estudo e muito menos expressar opinião política.
A fome, anda junto com essas desigualdades, com os anos, diminuiu a forma de pensamento, porém, a frase “o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre”, segue a cada ano.
Devido a pandemia, essas desigualdades, só aumentaram, pois a falta de emprego, a falta de condições financeiras afetou de maneira estrondosa o mundo, faltando não apenas a comida, mais sim a vontade de reivindicar seu direitos, pois cada vez esta mais difícil um pai de família, conseguir um serviço que seja com uma remuneração digna.
2 AS TEORIAS CLÁSSICAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIAS E SUAS POTENCIALIDADES E DEBILIDADES PARA A SOCIABILIDADE
As teorias clássicas de organização societária visam à estrutura da sociedade, na intenção da melhoria e adaptação da diversidade e formas de mercado. Dessa maneira as teorias entendem a sociedade a partir de uma estrutura, tendo por objetivo manter as relações de equilíbrio atualizadas, de acordo com a necessidade de cada instituição social.
3 AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO APONTADAS NA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA, E O MODO QUE ESSAS TRANSFORMAÇÕES PODEM AFETAR ESPECIALMENTE OS MAIS POBRES
As transformações no mundo do trabalho são atribuídas a um conjunto de fatores, a falta de escolaridade, ao enfrentamento do covid-19, dentre outros.
Nessa crise que se estabilizou, de desempregados e de pessoas sem ter uma renda para manter as despesas de seu lar, começou a insegurança das famílias. Nesse contexto de desemprego, começou a precarização de salários, de remunerações das mão-de-obras, Havendo tercerizações de serviços e contratos apenas temporários.
As mudanças no mundo do trabalho nas ultimas décadas, afetou principalmente os menos favorecidos, pois com tudo que vem acontecendo, houve racionalização de serviços e de trabalhos, sendo cada vez mais exigentes, questão de escolaridade, de formação, e os menos favorecidos, se não trabalharem, não terão comida pra por em casa, dessa forma, não tendo tempo e nem condições de estar se qualificando.
4 AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA ENTRE A DÉCADA DE 1950 E O FINAL DA DÉCADA DE 1970, NOS REGIMES POLÍTICOS, NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E NAS PROTEÇÕES SOCIAIS
Nesse período houve expansão e internacionalização da economia brasileira, onde houve um imenso aumento da desigualdade na distribuição de renda entre os salariados, fazendo assim aparecer o surgimento dos conflitos sociais no final da ditadura, como por exemplo greves.
5 AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA PROFISSÃO ENTRE OS ANOS DE 1950 E FINAL DOS ANOS DE 1970
Há um movimento de renovação na profissão, que se expressa em termos da reatualização do tradicionalismo profissional, quando de uma busca de ruptura com o conservadorismo.
...