A IMPORTANCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE
Por: eduardoramosumas • 18/10/2017 • Dissertação • 319 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE
DISCIPLINA: Português Instrumental
PROFESSOR: Waldemar Júnior
ALUNO: Eduardo Ramos de Souza
A IMPORTANCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Vive-se uma era em que os livros foram substituídos pelos aparelhos digitais. Quase de modo geral, as pessoas não enxergam sob a ótica de que a leitura é de suma importância tanto para o desenvolvimento intelectual individual, quanto para o progresso educacional da sociedade.
Em se tratando do desenvolvimento intelectual, o cérebro humano precisa de algum exercício para tornar-se inteligente, um exercício que lhe dê a capacidade de ser fértil em imaginações. Algo que lhe dê informações, e não coisas prontas, para que possa criar uma imagem mental do que está recebendo e ir além do que está explícito. E para tanto, já dizia o professor e neurocientista Pierluigi: “se você não é um ávido leitor, torne-se um. Caso contrário, nunca será inteligente”. Não existe outra atividade que substitua a leitura para tal desenvolvimento, a leitura não é a melhor forma de desenvolver a inteligência, é a única.
Sabe-se que a educação é a única forma de transformar positivamente uma sociedade. E é perceptível que a maioria das pessoas não desenvolvem prazer pelos estudos, ao contrário, muitos tem aversão. Se for analisado, notar-se-á que tais pessoas conheceram os estudos pela coerção e não pelo prazer. Nesse ponto, entra mais uma vez o papel da leitura: a mesma é também responsável pelo desenvolvimento do prazer no indivíduo pela obtenção de informações, se descobrir o que gosta de ler e não for obrigado a ler, por exemplo, somente os clássicos. Aprende-se algo somente se estudá-lo por prazer, e o ato de ler o que gosta, desenvolve esse sentimento em quem o pratica.
Dado o exposto, percebe-se que a leitura é a base da inteligência individual e coletiva de uma sociedade, uma vez que desenvolve o prazer no indivíduo e, pelo prazer, fertiliza a imaginação e fomenta a capacidade intelectual do mesmo.
...