A IMPORTANCIA DOS INDICADORES SOCIAIS
Por: mineo • 12/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.248 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
A Assistência Social oferta seus serviços com o conhecimento e compromisso ético e político de profissionais que operam técnicas e procedimentos impulsionadores das potencialidades e da emancipação de seus usuários. O qual precisa elaborar implantar e programar padrões, rotinas e protocolos específicos, para normatizar e regulamentar a atuação profissional por tipo de serviço socioassistencial. Compromisso em ofertar programas, projetos e benefícios de qualidade que garantam a oportunidade de convívio para o fortalecimento de vínculos familiares e sociais. Promoção aos usuários do acesso à informação, garantindo conhecer o nome e a credencial de quem os atende. Proteção à privacidade dos usuários, assegurando o sigilo profissional, preservando sua privacidade e resgatando sua historia de vida. Compromisso em garantir atenção profissional direcionada para construção de projetos pessoais e sociais para autonomia e sustentabilidade.
A metodologia utilizada neste Projeto de Intervenção foi primeiramente a observação da problemática a ser trabalhada, para organização, elaboração e execução do mesmo. Em seguida desenvolveram-se ações do trabalho, conhecendo melhor o espaço e se aproximando do púbico-alvo. E a terceira e ultima etapa foi à realização do Projeto de Intervenção, sendo realizadas reuniões e palestras para apresentação do projeto e das cartilhas de acompanhamento do programa do CRAS e da saúde dos idosos, constituídas de informações dos direitos garantidos em Leis.
Durante a execução do Projeto de Intervenção, pode-se contar com a colaboração da supervisora de campo, sempre observando e avaliando com êxito a aluna estagiaria, em sua apresentação e explicação do projeto para os idosos, lhes mostrando a importância da ação desenvolvida, participaram também os colaboradores da instituição responsáveis pelo programa do idoso, e a coordenação do Centro de Referencia da Assistência Social-CRAS.
Foi-lhes oportunizada uma cartilha de acompanhamento do programa do idoso do CRAS. Onde nesta consta o acompanhamento de saúde do idoso, algumas leis que os amparam e o cronograma das ações desenvolvidas, dentro do programa dos idosos, do Centro de Referencia de Assistência Social-CRAS, que vai contribuir com a instituição no auxilio, tantos dos profissionais inseridos na dinâmica de funcionamento do programa, como para os idosos participantes facilitando o desempenho dos mesmos.
A participação do publico beneficiado foi muito grande e importante, para o desenvolvimento da ação, pois as maiorias dos idosos aprovaram a proposta. Sendo todos os participantes beneficiados com a execução do projeto. De maneira bem clara e sucinta, a população de mandatária compreendeu o que lhes fora repassado, recebendo no final da palestra cada um sua cartilha de acompanhamento do programa “Felicidade não tem idade”, do CRAS, do município de Vilhena. O Serviço Social é de suma importância, dentro do CRAS, pois é o Assistente Social o principal mediador dos direitos sociais, adotando práticas metodológicas de incentivos aos usuários na defesa de seus direitos, sempre buscando a qualidade e melhoria de vida para cada usuário que procura o CRAS.
E é neste contexto que se observou e aplicou se o Projeto de Intervenção, procurando sempre contribuir com todos os usuários e colaboradores, mas em destaque a população idosa que faz parte do programa “Felicidade não tem idade”, pois são os que mais necessitam de apoio e atenção, afinal vivem em situações vulneráveis e mais dificultosas que os demais usuários, na maioria das vezes em todos os âmbitos, sejam eles financeiros ou emocionais, sendo a maioria dos idosos abandonados pelos familiares. Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 1º de outubro de 2003: Art.2º. O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Contudo, O CENTRO DE REFERENCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS, do município de Vilhena, contribui de forma significativa com a melhoria e bem-estar da pessoa idosa, acompanhando de maneira bem próxima a vida de cada participante do programa "O Idoso e seus direitos na sociedade atual”.
4. CONCLUSÃO
Ao final da realização deste Projeto de Intervenção, pode se adquirir um amplo conhecimento a cerca das dificuldades que os idosos enfrentam, em sua fase de vida, notou-se
...