TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Por:   •  29/8/2015  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Quando pensamos em políticas públicas, fica em evidência as várias funções sociais possíveis de serem exercidas pelo Estado, tais como saúde, educação, previdência, moradia, saneamento básico, entre outras. Para que sejam implementadas as diversas políticas em cada área social existe a necessidade de definir e compreender a estrutura institucional do Estado e os ministérios de cada setor, além de financiamento e gestão.

Os indicadores sociais são indispensáveis em todas as fases do processo de formulação e implantação de políticas públicas. Cada fase do processo de formulação e implantação de políticas sociais requer o emprego de indicadores específicos.

A importância da política publica está ligada ao trabalho desenvolvimento,planejamento,influencia da sociedade e os recursos arrecadados,estabelecendo prioridade de acordo com seus objetivos.A política direcionada á gestão da educação básica que inclui a alfabetização,busca explica concepções, ações e programas governamentais, bem com a suposta qualidade preconizada para esse nível de ensino no Brasil.Nesta perspectiva desse processo,sob a ótica da construção de novos parâmetros para qualidade e gestão democrática da escola publica.

OS MOTIVOS QUE TORNAM NECESSÁRIA DETERMINADA INTERVENÇÃO:

*o planejamento das ações para o desenvolvimento da iniciativa.

*a definição dos agentes encarregados de implementar nova política pública,

*o levantamento das normas disciplinadoras pela qual será regida,

*a fundamental avaliação de impactos,

*e devem estabelecer expectativas e justificativa para aprovação.

Quando se fala de Política Publica é algo abrangente, significa um conjunto de decisões e ações do Estado em conjunto com a sociedade, visam concretizar os direitos sociais conquistados pela sociedade e que foram incorporados nas leis.

Relevantes são as ações sociais por parte do governo como a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil que inclui no bojo de suas citações diversas

referências aos direitos dos idosos, a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso, e as propostas destacadas por alguns Ministérios relacionadas a esta questão, as quais oportunizam ao idoso, a possibilidade de viver a vida de forma mais digna e salutar, em direção a uma longevidade com qualidade. São direitos fundamentais da pessoa idosa: liberdade, respeito e dignidade, alimento, saúde, transporte, educação, cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com