A Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Por: natalialobo • 11/6/2016 • Resenha • 733 Palavras (3 Páginas) • 464 Visualizações
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Serviço Social
Natalia Cristina Saragossa Lobo
CÓD. 825.144/ 1º ETAPA
A Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
RIBEIRÃO PRETO
2016
Natalia Cristina Saragossa Lobo
A Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Trabalho apresentado à Unaerp, como requisito parcial de avaliação na Disciplina de Gestão do Conhecimento.
Profª. : Ana Paula
RIBEIRÃO PRETO
2016
Resenha do artigo: A Entrada da Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): conquistas e perspectivas
A partir de março de 2011 a musicoterapia passou a integrar o corpo de profissões no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e isto é um grande avanço, pois, a musicoterapia é uma profissão essencial para a área social porque o musicoterapeuta age no desenvolvimento teórico prático no campo social, ou seja, a profissão atua diante da realidade brasileira, para grupos vulneráveis que necessitam de um atendimento de acordo com a realidade vivida.
As ações dos musicoterapeutas sociais se caracterizam em promoção e produção de saúde a comunidades vulneráveis através do fazer musical, que consiste na realização de ações que permitem a criação de vínculos positivos entre ambas as partes. E essas interações permitem que a comunidade atendida se sinta mais acolhida e harmonizada. Além de que, ajuda o indivíduo a alcançar uma melhor qualidade de vida, a ter uma melhor relação intra e/ou interpessoal e a atingir necessidades emocionas, físicas, sociais e cognitivas.
Essa integração da Musicoterapia no SUAS representa, na atualidade, uma grande conquista dos profissionais no Brasil, “bem como a construção e o reconhecimento a qual dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social.” (GUAZINA, L; et al. 2011).
Apesar de o musicoterapeuta contribuir bastante para o serviço social, há ainda a necessidade de o profissional investir mais na sua formação referente às perspectivas de trabalho social e no desenvolvimento de pesquisas neste campo.
Foi através de movimentações políticas do Grupo de Trabalho da Musicoterapia no Sistema Único de Assistência Social (GT MT/SUAS) da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) que a musicoterapia foi incluída no SUAS. Tudo começou em 2010 quando o grupo se constituiu e passou a atuar junto ao Conselho Nacional de Assistência Social. Esse grupo surgiu graças à ação da musicoterapeuta Jakeline Silvestre Fascina Vitor que levou o tema para ser debatido na Associação de Musicoterapia do Paraná (AMT-PR). Logo após algumas reuniões, a AMT-PR convidou a musicoterapeuta Laize Guazina para coordenar o grupo GT MT/SUAS e, assim, as duas musicoterapeutas participaram de reuniões (que foi o Encontro Nacional dos Trabalhadores da Assistência Social Região Sul e o Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social) para que a profissão de musicoterapia fosse incluída no SUAS.
...