A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL
Por: LarissaMachieski • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.419 Palavras (6 Páginas) • 464 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................... 6
DESENVOLVIMETO................................................................7
CONCLUSÃO..........................................................................10
REFERÊNCIAS........................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Os dias passam, tudo muda, novas coisas surgem, assim como os movimentos sociais, as contradições abordadas no mundo de hoje. Vemos e convivemos com diversidades sexual, formulando diversas opiniões , formando atitudes preconceituosas ,discriminatórias e violentas. Um tema complexo, dividido em múltiplas opiniões perante a sexualidade, sabemos que já existia, mas sempre foi um caso a ser guardado na época, mas hoje muitos já expõe sua sexualidade, procuram seus direitos dentro da sociedade. Ainda há muito que fazer, instituições sociais vem dando pequenos passos acerca da homofobia, para dar orientações e ajuda- lo no ambiente familiar, levando o sujeito a lutar por seus direitos e respeitando seus deveres junto a sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
Pra começar a desigualdade vem desde muitos e muitos anos, desde a época da escravidão, gerou muitas repercussões , mesmo depois da ebolição da escravatura, negros sofreram preconceitos eram certamente ditos “livres”, mas não tinham seus direitos na sociedade, sua mistura não foi aceitada naturalmente, pois ainda haveria muitas revoluções para ser aceito na sociedade.
Ao procuramos entender o processo da revolução industrial no Brasil, onde um simples artesão tinha como oficio a produção de produtos manufaturados e o mesmo dominava todas as etapas do processo de produção de um determinado produto, com isso ele estava ciente do tempo gasto, do valor e da habilidade requerida na fabricação do produto, com a chegada das inovações tecnológicas, tudo isso muda, o trabalhador já não sabia mais do valor da riqueza por ele produzida no qual passou a receber salário por aquilo que ele produzia, acabou gerando um desconforto entre as classes sociais, pela falta de geração de renda entre famílias, principalmente os trabalhadores rurais e os nãos assalariados, que defendia uma igualdade entre todas as classes sociais. E só depois de muitas lutas que foram surgindo os primeiros grupos reivindicando seus direitos, por melhores condições de vida para suas famílias, direito a educação a saúde a moradia digna e por uma jornada de trabalho menor e salários mais justos. Aos poucos eles foram conquistando seus direitos, o direito ao voto foi um deles, juntamente com o governo Getúlio Vargas os direitos sociais foram surgindo. Os anos foram se passando e ao mesmo tempo em que havia conquistas, surgiam problemas adversos, uma delas,
exclusão social no Brasil que é um grande problema na atualidade, principalmente nas regiões menos desenvolvidas, fazendo com que as pessoas migrem do campo para as grandes cidades em busca de oportunidades de emprego e melhoria de vida, mas com essa grande demanda acontece ao contrário do que essas pessoas imaginam, ele não tem onde morar, e são obrigados a alojar-se em locais impróprios, aumentando com isso a poluição, violência, pobreza, desemprego e com uma grande desigualdade de renda, nesse contexto desfavorável, as lutas sociais foram se enfraquecendo, mesmo com o avanço da educação.
Um mundo injusto temos assistido ao longo dos tempos, situações criticas, não só no Brasil como no mundo, a desigualdade entre pessoas, o que leva a pobreza aquelas que sofrem com essa desigualdade e que acabam discriminadas de um certo modo. Essas situações de injustiça tem lugar, e são frequentadas por todo o mundo, a questão é a falta de informação, de no mínimo a escolaridade de nível médio, acabam que indivíduos não participam de seus direitos sociais. Estamos gerando uma geração em que trabalhadores ficam dentro de suas casas e bandidos na rua, jovens cada vez mais revoltados, mais vulneráveis . A exclusão social se tornando supérfluo e incapaz de ter uma vida digna. Crianças nascendo em estruturas familiar precárias devido a uma série de consequências , sendo uma delas a fala de dinheiro, gerando brigas entre pais, discussões diárias, educação precária , mas instalações, alimentação ruim entre outros. Diante dos problemas enfrentados pela população, surge a questão da diversidade humana, ou seja, o estranhamento entre pessoas, que significa a não aceitação de alguns indivíduos se comportarem, surgindo assim o preconceito, desafio que a sociedade tenta compreender, mas que para alguns não é fácil, por exemplo, um tema bastante abordado na atualidade, a questão da homofobia e diversidade sexual.
Segundo a psicologia e psiquiatria homofobia significa medo do homossexualismo. Para algumas pessoas não querem aceitar sua identidade sexual, tem dúvidas sobre elas e acaba tendo atitude homofóbica. Essa questão divide muitas opiniões, a ciência explica que muitas crianças nascem com esse desejo e/ou opinião, algo de dentro, e há aqueles que depois de uma certa idade desperta o interesse sexual não comum. Mas ainda preconceituosos pensam que ser homossexual a partir de quando
...