TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A visão da sociedade sobre o crack

Por:   •  25/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 RESUMO...................................................................................................................3

2 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

3 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3.1 A visão da sociedade sobre o crack.....................................................................5

3.1.1 Toxicodependência ou Drogadição.....................................................................6

3.1.1.1 Entenda o surgimento das favelas...................................................................8

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 RESUMO

O crack é uma droga ilícita, uma substância de ação estimulante. Os seus efeitos são bastante parecidos com o da cocaína. Chega rapidamente ao cérebro, mas seu efeito dura pouco levando o usuário a usar mais vezes em curto período, assim, o tornando dependente rapidamente. O uso continuo do crack leva a pessoa a tornar-se agressiva também levando a ter sérios problemas de saúde, desestrutura familiar e social.

O crack foi espalhado nas classes baixas da sociedade, em especial nas favelas dos grandes cidades, mas atualmente não se restringe somente a elas, hoje é comum em grandes centros se vê pessoas de todas as idades e classes sociais incluindo crianças fazendo o uso de drogas. Cabe-se refletir a origem dessas pessoas: alguns já nasceram em condições miseráveis, mas também certamente algumas delas tinham uma vida toda estruturada, mas num momento de fraqueza foi trocada pelo crack.

O uso do crack e suas consequências tornam-se possível dizer que hoje é uma epidemia, portanto uma questão de saúde publica.

2 INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios da sociedade atual é manter as pessoas, principalmente os jovens, fora de um perigo nacional e internacional, que são as drogas, elas levam famílias à destruição física, psicológica, financeira e social. Não escolhendo classe social. Esse trabalho vai possibilitar o conhecimento sobre o crack, uma droga viciante e que mata rápido se não for tratada adequadamente.

O uso do crack (cocaína em forma de pedra misturada a elementos químicos para refino da pasta base da mesma, só pode ser consumido se fumado) virou um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil. Saber lidar com a situação não é nada fácil, tanto que deixou de ser um caso de polícia para virar um caso de politica publica social, onde a sociedade possui papel fundamental.

Os usuários não se importam em ter que roubar, assaltar ou praticar qualquer outro crime para conseguir dinheiro ou objetos para a venda e aquisição da droga, pois a sensação de lucidez e prazer torna-se maior, já que a pedra de crack é conhecida também como a pedra da “euforia”. O baixo custo também atrai. Sair desse caminho é completamente difícil, exige força de vontade, apoio familiar, dedicação e um longo processo de desintoxicação através de Clínicas Especializadas na área, com um tratamento extenso e rigoroso.

Em muitos casos as pessoas perdem tudo, vão morar na rua, mas não deixam de usar. Chegam a todos os limites que uma pessoa pode chegar e esse problema não está apenas nas grandes metrópoles ou somente nas famílias de baixa renda, o crack está em todos os lugares e em todas as classes sociais, até mesmo em cidades pequenas com baixa população.

Desde os primórdios períodos de ocupação territorial, urbanização, emigração ou imigração, os vícios já faziam parte da vida das pessoas, seja o tabagismo ou o alcoolismo, com o passar dos tempos novas ervas ilícitas surgiram, dando origem às drogas, como o crack que dá a falsa sensação de ser algo bom.

3 DESENVOLVIMENTO

É difícil imaginar que nos dias atuais tenha alguma cidade em nosso País, que nenhum morador tenho tido contato com as drogas em sua variedade. Vamos abordar um assunto sobre uma substância química que tem efeito destruidor na vida do usuário e das pessoas que o rodeiam, as consequências de uso continuo provoca transtornos psicológicos, sociais e físicos.

O crack é uma droga que tem sua base química a partir da mistura de cocaína (uma droga altamente viciante) + bicabornato de sódio + amônia, possui uma forma sólida o que a permite ser apenas fumada, com a ajuda de cigarros de papel ou cachimbos, após a primeira tragada essa droga leva cerca de 12 segundos para chegar ao cérebro causando seus efeitos de euforia, alegria e confiança, mas passados cerca de 5 a 7 minutos, quando seu efeito acaba, o usuário mergulha em um terrível quadro de depressão, o que o faz pensar que está na hora de buscar outra pedra para suprir aquele vazio.

O uso e abuso de substâncias transformou-se em um grave problema de saúde pública em praticamente todos os países do mundo. Está altamente associado com comportamentos violentos e criminais, como acidentes de trânsito e violência familiar, principalmente entre indivíduos com histórico de agressividade e com complicações médicas e psiquiátricas, elevando drasticamente os índices de morbidade e mortalidade (Chalub & Telles, 2006; Kolling, Silva, Carvalho, Cunha & Kristensen, 2007; Nassif, 2004).

3.1 A VISÃO DA SOCIEDADE SOBRE O CRACK.

O uso de drogas cresce cada dia mais no Brasil. Uma situação que hoje está praticamente fora de controle, e que assusta a sociedade por seu poder destrutivo dentro das famílias, ninguém quer ter em casa um usuário, pois sabe das barbáries que ele é capaz de fazer para ter acesso à droga, e ela não está restrita apenas as grandes metrópoles, o crack representa um grave problema social e necessita de grande empenho por parte dos nossos governantes e nossa sociedade, que deve investir em profissionais qualificados para acompanhar as famílias que possuem usuários dando apoio e ensinando-as a lidar com essa situação, já que é a minoria que tem interesse em ajudar. A população muitas vezes tenta tapar os olhos, ignorando essa realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com