TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social - Analise sobre o crack na sociedade

Por:   •  31/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos que hoje em dia o consumo do crack não é um problema somente nas grandes cidades e sim uma epidemia, que atinge também cidades do interior de nosso país.

No âmbito social vamos notar que se encontra presente em todas as classes sociais, destruindo famílias e tornando-se o maior medo da sociedade hoje em dia, pois quem convive com um usuário de crack, não tem vida social, pois vive com medo de tudo e todos.

Para diminuir o medo e sofrimento presente nas famílias brasileiras atingidas por essa droga devastadora, existem programas de Assistência Social, que buscam minimizar os males produzidos pela droga e ajudar as famílias e também os usuários que queiram sair do vício do crack. Como resultado do consumo de crack o dependente leva sua família ao desespero, procurando ajuda em Centro de Atenção Psicossocial, internações e em comunidades terapêuticas, e em casos em que o dependente não aceita ajuda sua família muitas vezes o abandona e acaba destruindo a mesma.


  1. desenvolvimento

Hoje o consumo do crack não é um problema único das grandes cidades, ele se espalhou para todos os cantos do país, deixando de ser um problema de consumo de drogas, para se tornar um problema de saúde pública.
O crack é uma droga com intenso grau de dependência entre seus usuários, podendo ser definido como doença crônica.

Refiro-me como se fosse um câncer que não escolhe suas vitimas, cada pedra consumida pode ser uma vida perdida.

Os efeitos da droga no usuário é devastador para seu organismo, causando desde doenças neurológicas, vias aéreas, aparelho digestivo, circulação, pulmões, neurotransmissores, fazendo com que o usuário se torne dependente e sinta a necessidade de usar cada vez mais. Quando a dependência química vira uma doença crônica o uso de substâncias psicoativas provoca mudanças na estrutura e no funcionamento do cérebro, pior ainda é o efeito do crack, visto isso buscamos modelos de atenção capazes de reduzir o custo social das drogas que devastam as famílias brasileiras. A sociedade não compreende, mas sem a droga o usuário tem crises terríveis de abstinência e compulsão.

Sabemos que a dependência da droga deve ser inibida com tratamentos Referência de Assistência Social), que oferece serviços da proteção básica social em locais que apresentam risco social, organiza ações de informação e sensibilização nos espaços públicos, campanhas de esclarecimentos sobre os riscos de uso das drogas, além de trabalhos sociais com as famílias.
Já os CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), que tem entre suas atribuições o serviço de acompanhamento a indivíduos que já estejam em situações de risco associadas ao uso do crack e outras drogas. Realiza também trabalhos de abordagem social nas comunidades, encaminhamentos dos dependentes as redes de saúde, dando assistência nos períodos pós internação, apoiando a volta ao convívio social e as relações familiares.

Nos Centros POP (Centros de Referência Especializados para Pessoas em situação de Rua), o trabalho de concentra na identificação do uso de drogas por indivíduos em situação de rua, sensibilização dos mesmos para iniciar um tratamento e incentivo ao processo de saída desta condição.

Como podemos ver o Governo trabalho na busca incessante para acabar com o crack e outras drogas, ou pelo menos minimizar os efeitos delas perante a sociedade brasileira.

Na cidade de São Paulo, a maior cidade brasileira, os traficantes enxergaram um grande potencial de consumo do crack, pois em uma cidade que não para, estando em movimento vinte e quatro horas e sendo considerada a capital financeira do país, traria um lucro ainda maior na venda do crack, no centro histórico da cidade onde não havia o interesse da comunidade instalou-se uma cracolândia onde milhares de pessoas dependentes e usuários de drogas foram morar.
O consumo de crack em São Paulo e nos demais estados brasileiros, hoje em dia é uma grave realidade que precisa de soluções urgentes e que atinjam seus objetivos com segurança e eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com