ANALISE SOBRE A PSICOLOGIA SOCIAL
Por: Tmaiane • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.789 Palavras (12 Páginas) • 515 Visualizações
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL[pic 1]
DISCIPLINA: Introdução à Psicologia
PROFª ESP.: ALÊSSA DE OLIVEIRA SANTOS
TALITA MAIANE FERNANDES MONTEIRO
ANALISE SOBRE A PSICOLOGIA SOCIAL
CAJAZEIRAS – PB 2015
TALITA MAIANE FERNANDES MONTEIRO
ANALISE SOBRE A PSICOLOGIA SOCIAL.
Trabalho apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC, como requisito parcial para a obtenção de créditos do Componente Curricular Introdução a psicologia, período 2015.1.
Profa. Alessa de Oliveira Santos
CAJAZEIRAS – PB 2015
Introdução
Nesse trabalho abordarei sobre alguns temas que está inserido na psicologia social e um pouco sobre o filme “Histórias cruzadas” A psicologia social é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. E o filme aborda todo esse contexto da psicologia social. O filme mostra três diferentes mulheres extraordinárias no Mississipi durante os anos 60 que constroem uma improvável amizade devido a um projeto literário secreto que abala as regras da sociedade, colocando-as em perigo. De sua improvável aliança surge uma incrível irmandade, criando em todas elas a coragem para transcender os limites que as definem e a conscientização de que às vezes esses limites existem para serem ultrapassados, mesmo que isso signifique fazer com que todas as pessoas da cidade encarem os novos tempos. Intensa, cheia de pungência, humor e esperança, "Histórias Cruzadas" é uma história eterna e universal sobre a capacidade de criar mudanças.
Psicologia Social [pic 2]
Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. A mesma se divide em dois blocos de teorias: O primeiro bloco é composto daquelas que com base nessa separação indivíduo-sociedade, se propuseram a estudar as “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação” O segundo bloco é formado pelas teorias que criticaram a dicotomia presente nas teorias do primeiro bloco e partiram para a produção de um pensamento que tornasse o indivíduo e a sociedade como âmbitos de um mesmo processo em que ambos se constituem mutuamente.
No filme “Histórias Cruzadas” as cenas que entende - se por psicologia social é quando as mulheres brancas de classe alta se reúnem para conversar ou até mesmo tomar um chá, etc. E outra cena que diz respeito a esse termo psicologia social é quando as pessoas negras de uma classe média baixa se reúnem na igreja. E uma terceira cena seria quando todas as empregadas que eram negras se reúnem na casa de Aibileen para falar a Eugenia o seu depoimento sobre como era trabalhar na residência de pessoas brancas.
[pic 3][pic 4]
Percepção social[pic 5]
A percepção social é um processo de interpretação do comportamento das outras pessoas; sendo entendida desta forma, ela se dá em diferentes etapas. Na primeira etapa, o comportamento do outro deve atingir nossos sentidos, e para que isto aconteça, eles devem estar funcionando corretamente, além disso, é imprescindível que o ambiente forneça as condições necessárias (fase pré-psicológica do fenômeno perceptivo). A segunda etapa acontece quando o comportamento do outro já atingiu nossos sentidos, a partir daí acontece à ação dos nossos interesses, estes entendidos como nossos “preconceitos, estereótipos, valores, atitudes e ainda outros esquemas sociais”, (fase psicológica do fenômeno perceptivo) (RODRIGUES, 1996, p. 202).
Segundo Rodrigues (2007, p. 203), a percepção social é condição para a interação humana
No filme “Histórias cruzadas” as cenas que se entende é a cena em que Eugenia chega à casa de Aibileen e a mesma sente um receio e fala que nunca recebeu uma pessoa branca em sua casa antes.
Atitudes sociais
Segundo Willian McGuize (1985) as atitudes localizam os objetos de pensamento em dimensões de julgamento. Os “objetos de pensamento” podem incluir questões sociais, grupos, instituições, produtos de consumo e pessoas. Os psicólogos sociais tradicionalmente viam as atitudes como compostas de três componentes que são eles: O componente cognitivo que é composto das convicções que as pessoas têm acerca do objeto da atitude. O componente afetivo de uma atitude que consiste nos sentimentos emocionais estimulados pelo objeto da atitude. E o outro componente é o comportamental que compreende predisposições para agir de certa maneira em relação ao objeto da atitude.
...