ATPS Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
Por: caridd • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.761 Palavras (16 Páginas) • 587 Visualizações
[pic 1]
Serviço Social
6º Semestre
Disciplina:
Profª Tutora: Selma Regina Consul
Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
Integrantes:
Andreza Cristina Baptista RA: 2041948092
Célia Tereza de Souza RA: 2032918694
Elisete Regina Mota RA: 4113200002
Ivone da Conceição RA: 4111187370
Nelma da Costa Petinatti RA: 2032918653
Sorocaba
18/09/2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 POLÍTICAS PÚBLICAS
3 POLÍTICA PÚBLICA NO MUNICÍPIO - PROJETO GERAÇÃO SOLIDÁRIA
4 INDICADORES SOCIAIS NA FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
5 INDICADORES SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS
6 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO IDH DE SOROCABA
6.1 Indicador do Censo 2010 - Educação do Município de Sorocaba
7 ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho pretendemos focalizar os resultados das políticas sociais e de como a pesquisa que antecede um projeto pode garantir a execução de políticas públicas e embasar todo o trabalho cientifico. As informações coletadas devem contribuir para o planejamento de ações das atitudes básicas até os mais ambiciosos projetos de modificação social.
Conhecer as políticas públicas, bem como a realidade econômica da região pode ser um instrumento valioso na cobrança de resultados dos projetos já em andamento. Estar ciente da totalidade de planos de ação e o papel dos governantes na escolha de suas prioridades de governo são informações valiosas para alcançar o bem estar social.
Esse trabalho busca entender como as comunidades podem cobrar junto aos representantes políticos suas reivindicações para as melhorias desejadas. Demonstra ainda nosso trabalho de pesquisa que a Comunidade precisa nomear um representante para conseguir de forma objetiva expressar seus direitos sociais junto ao poder público.
As diversas políticas públicas de âmbito nacional e que tem maior alcance, como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), configura uma politica publica bem planejada e que engloba um conjunto de políticas econômicas de longo prazo (programada para os quatro anos de mandato).
O município de Sorocaba é beneficiado também pelo PAC e conta com os projetos de geração solidária, como a Pastoral do menor que atende crianças e adolescentes, o bolsa família, projeto de geração de renda.
Para que se alcance um grau desejado na aplicabilidade das políticas públicas é necessário um diagnóstico bem elaborado e voltado a realidade da região; o que viabiliza a desenvolvimento de projetos que realmente possam contribuir para minimizar as desigualdades sociais.
2 POLÍTICAS PÚBLICAS
São políticas de caráter social, que visam atingir resultados em diversas áreas e promover o bem-estar da sociedade, os governos se utilizam das Políticas Públicas que podem ser definidas como um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da sociedade.
Dito de outra maneira, as Políticas Públicas são a totalidade de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. É certo que as ações que os dirigentes públicos (os governantes ou os tomadores de decisões) selecionam suas prioridades, são aquelas que entendem serem as demandas ou expectativas da sociedade. Ou seja, o bem-estar da sociedade é sempre definido pelo governo e não pela sociedade. Isto ocorre porque a sociedade não consegue se expressar de forma integral. Ela faz solicitações, como pedidos ou demandas para os seus representantes (deputados, senadores e vereadores) e estes mobilizam os membros do Poder Executivo, que também foram eleitos, tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio Presidente da República, para que atendam as demandas da população.
No âmbito do governo federal, são contempladas pela Bolsa Família, passagem gratuita para pessoas idosas em ônibus interestaduais, reserva de vagas nas universidades para negros, dentre outros.
Nos governos estaduais e municipais, são encontradas políticas voltadas para casas populares (CDHU e COHAB), saúde (AMA, em São Paulo) e assim por diante.
Porém, há políticas públicas de muito maior alcance, como o PAC por exemplo. O Programa de Aceleração de Crescimento, lançado em 2007, é um programa do Governo Federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os quatro anos seguintes, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil. Foram previstos investimentos de mais de R$ 500 bilhões de reais até 2010, sendo uma de suas prioridades a infraestrutura, como portos e rodovias.
Lançado em 2011, o PAC 2 tem por objetivo dar continuidade ao PAC 1. Ainda não fechou seu segundo ano de atuação e o 4º Balanço mostra o estágio atual da execução do programa. Em 2011, o desempenho havia registrado R$ 204,4 bilhões em aplicação, o que representou 21% do previsto para o período 2011-2014.
3 POLÍTICA PÚBLICA NO MUNICÍPIO - PROJETO GERAÇÃO SOLIDÁRIA
A cidade de Sorocaba conta com a Pastoral do Menor (PaMen), através do atendimento a crianças e adolescentes, que necessitam de maior atenção no âmbito social.
...