Analise do Filme Tempos Modernos
Por: Regisnaira Oliveira • 9/1/2021 • Resenha • 297 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Analise do filme Tempos Modernos
O filme Tempos modernos registra a vida de um trabalhador comum que espera desenvolver-se profissionalmente e como indivíduo em uma sociedade repleta de inovações e contradições tecnológicas. A história começa com Carlitos sendo operário de uma fábrica. Nesta fábrica, apresenta um modelo de produção industrial baseado na divisão e especialização dos trabalhos de linha de montagem, ou seja, cada operário fica responsável por uma etapa do processo produtivo. Na medida que acontece essa divisão do trabalho, o operário se distanciasse do produto final e perde a noção do que a sua força de trabalho produz e seu salário é tão baixo que nem ao menos dava para adquirir aquilo que passou dias produzindo na esteira fabril. Esta diferença entre o valor final do produto e o valor da força de trabalho do operário é denominada de mais valia.
Nessa fábrica, o trabalho é cansativo e alienante a única função do Carlito é rosquear pares de parafusos. Devido ao excesso de movimentos repetitivos, Carlitos continuará a se mover mesmo fora das funções industriais, assim como apertar parafusos em uma linha de montagem, ficando assim alienado com esse trabalho.
Carlito não está acostumada com atividades repetitivas e pressão do chefe, que sempre cobra por mais produtividade e mais desempenho. Este filme mostra a preocupação e a vontade dos donos dos meios de produção, que ganham cada vez mais à custa dos trabalhadores, sem se importar como está a saúde desses trabalhadores, e tratado esses operários mais como maquinas do que seres humanos. Uma cena que mostra uma desumanização desses trabalhadores é quando Carlitos ficou confuso com o trabalho, e acabou sendo "engolido" pela máquina e para dentro de suas engrenagens, o que indicava a desumanização dos humanos da época, como se fossem peças mecânicas.
...