Ava Contabilidade Publica
Resenha: Ava Contabilidade Publica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AmandaGomes259j • 28/9/2014 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
1. Contabilidade pode ser definida como a ciência que tem por objetivo os estudos das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das entidades.
2. O objetivo da Contabilidade Pública é o de fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e ás instituições governamentais e particulares informações estatísticas e outras de interesse dessas instituições.
3. Siafem significa Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios que é um sistema de processamento eletrônico de dados, desenvolvido pelo SERPRO, baseado no Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI, do Governo Federal, para simplificar e uniformizar a execução orçamentária, contábil, financeira e patrimonial dos Estados e Municípios, de forma integrada, minimizando os custos, obtendo maior transparência, eficácia e eficiência na Gestão dos Recursos Públicos, facilitando assim a apreciação das contas do Governo Estadual pelos Órgãos de Controle Interno do Poder Executivo e de Controle Externo representados pela Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas. Os objetivos do SIAFEM podem ser divididos em dois aspectos, um de caráter geral e outro de caráter específico. Uns dos objetivos gerais são permitir o controle da dívida interna e externa; integrar e compatibilizar as informações disponíveis nos diversos órgãos e proporcionar a transparência dos gastos públicos, dentre outros. Alguns dos objetivos específicos são Centralização do processamento da execução orçamentária e financeira, o que permite a padronização de todos os métodos e rotinas de trabalho, com benefícios sensíveis para a disseminação do conhecimento e execução dos trabalhos. Essa centralização é efetuada sem qualquer restrição ou prejuízo à gestão, ou seja, a realização da despesa permanece sob a responsabilidade e iniciativa dos gestores. Aprimoramento das funções dos Órgãos de contabilidade Analítica para que realizem seus trabalhos de forma mais efetiva, pois permite a alocação dos seus recursos humanos na análise e controle das saídas contábeis (relatórios gerenciais, relatórios da LRF, etc.) e não no registro das entradas de dados (escrituração).
...