Bolores E Leveduras
Artigo: Bolores E Leveduras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patimt1201 • 6/1/2015 • 916 Palavras (4 Páginas) • 1.089 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDARAL DE MATO GROSSO – UFMT
Campus Cuiabá
Departamento de Nutrição
Marciana Morales, Namem Rachid e Patrícia Tomborelli
Contagem de Bolores e Leveduras
Cuiabá-MT
Novembro/ 2014
UNIVERSIDADE FEDARAL DE MATO GROSSO – UFMT
Campus Cuiabá
Departamento de Nutrição
Marciana Morales, Namem Rachid e Patrícia Tomborelli
Contagem de Bolores e Leveduras
Relatório da aula prática de Análise Microbiológica de Alimentos
Docente: Prof. Eduardo Figueiredo
Cuiabá-MT
Novembro/ 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...4
2. OBJETIVO...................................................................................................................5
3. MATERIAL REAGENTES...........................................................................................5
4.PROCEDIMENTOS......................................................................................................5
5.RESULTADOS E DISCUSSÕES.................................................................................6
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................6
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................7
1. INTRODUÇÃO
Bolores são fungos filamentosos, multicelulares, podendo estar presentes no solo, no ar, na água e em matéria-orgânica em decomposição. Leveduras são fungos não filamentosos, normalmente disseminados por insetos vetores, pelo vento e pelas correntes aéreas (Siqueira, 1995).
A microbiologia em alimentos esta de um modo geral relacionado a três aspectos fundamentais: a preservação dos alimentos pelo emprego de microrganismos; detecção e prevenção de intoxicações e infecções produzidas pela ação de microrganismos em alimentos e o controle da transmissão de doenças através dos mesmos. Por conta disso, a presença de bolores e leveduras viáveis e em índice elevado nos alimentos pode fornecer várias informações, tais como, condições higiênicas deficientes de equipamentos, multiplicação no produto em decorrência de falhas no processamento e/ou estocagem e matéria-prima com contaminação excessiva (Siqueira, 1995).
O que favorece o crescimento desses microrganismos é baixa atividade de água e ph ácido, porem é capaz de crescer em condições com ph baixo e alta atividade de água. A maioria dos bolores e leveduras apresenta temperatura ótima de crescimento ma faixa de 25º a 28ºC, não se desenvolvendo bem nas temperaturas muito altas.
Durante o método de contagem, a amostra foi incubada em um meio que crescimento continha o Agar PDA (Batata Dextrose Ágar) composto por: Amido de batata; Dextrose; Ágar e Água. No qual é o meio mais amplamente utilizado para o crescimento de fungos e bactérias. Para a placa apresentar importância para a contagem e necessário que as UFC ( Unidades Formadora de Colônias) esteja ente 5-50 e a partir daí proceder a contagem das placas que apresentam colônias bem diferenciadas e expressar o resultado em UFC/g. Já para contagem em duplicata, na obtenção dos resultados, é necessário fazer a média das contagens das placas.
A resolução de RDC nº12, de 2 de Janeiro de 2001 do Ministério da Saúde estabelece um limite de tolerância porem a presença de bolores em índice superiores a 102- 103 UFCg-1, que deste modo é considerado risco com produção de micotoxinas que são prejudiciais a saúde humana.
2. OBJETIVO
Realizar a contagem de bolores e leveduras em uma amostra de granola através da técnica de plaqueamento de profundidade.
...