CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL
Exames: CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrefreitas87 • 13/6/2014 • 5.084 Palavras (21 Páginas) • 236 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANDRÉ RODRIGUES FREITAS
CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL
Pimenta Bueno
2012
ANDRÉ RODRIGUES FREITAS
CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Pimenta Bueno
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS 4
3 A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS 5
4 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 6
5 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS À LEI 6.404/76, COM OBSERVÂNCIA AOS PRONUNCIAMENTOS EMITIDOS PELO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS, SITO, PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1); CPC 03 (R2); CPC 09 E CPC 26 (R1). 7
5.1DEMONSTRATIVOS DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 7
5.1.1 Receita operacional bruta 9
5.1.2 Deduções da receita operacional bruta 9
5.1.3 Custos operacionais 10
5.1.4 Despesas operacionais 10
5.1.5 Outras receitas e outras despesas 11
5.2 FLUXO DE CAIXA 12
5.3 DEMONSTRATIVO DO VALOR ADICIONADO 12
5.4 BALANÇO PATRIMONIAL 13
5.5 DEMONSTRATIVO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 14
6 APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NAS ATIVIDADES CONTÁBEIS 14
7 ANÁLISE REGRESSÃO LINEAR: UMA FERRAMENTA APLICADA NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO OPERACIONAL 15
8 ESTATÍSTICA DESCRITIVA 17
8.1 O QUE É AMOSTRA? QUAL SUA RELAÇÃO COM A POPULAÇÃO? 17
8.2 QUAL A CARACTÉRISTICA PRINCIPAL QUE UMA AMOSTRA DEVE TER? 17
8.3 O QUE SE ENTENDE POR AMOSTRAGEM? 18
8.3.1 Amostragem probabilística 18
8.3.2 Amostragem não probabilística 18
8.4 DEFINA CENSO E AMOSTRAGEM? QUANDO SE DEVE REALIZAR O CENSO? QUANDO SE DEVE REALIZAR UMA AMOSTRAGEM? DESTAQUE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA TÉCNICA. 19
9 SOCIEDADE ANÔNIMA 20
10 ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL 21
11 OBRIGAÇÃO TRIBUTARIA E LANÇAMENTO 21
12 TRIBUTOS EMPRESARIAIS 22
12.1 ICMS 22
12.2 IR 23
12.3 CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 24
13 CONCLUSAO 25
REFERENCIAS 27
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir, explicará alguns procedimentos contábeis que são usados na vida das empresas. Abordará como os resultados obtidos diante das apurações feitas irão ajudar o gestor ou empresário na tomada de decisões.
Também mencionará sobre algumas leis obrigatórias para as pessoas jurídicas, como também explicará as vantagens de cada procedimentos contábeis para as apurações dos resultados.
2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS
O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos.
O planejamento ou orçamento financeiro de uma organização apura basicamente as entradas e saídas de recursos financeiros e materiais para o desenvolvimento de suas atividades. Este calcula os gastos e tem como objetivo apurar a necessidade de recursos provenientes de seu cotidiano e também apurar lucros.
O orçamento hoje, segundo Horngren, Datar e Foster (2004), “é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado”. Desta forma, fornecem ainda um padrão de resultados financeiros que uma empresa espera ter de suas atividades planejadas.
Segundo Welsch (1983), o orçamento “é um planejamento administrativo de todas as operações da empresa, a qual objetiva os acontecimentos de um período futuro definido”. Ressalta também que “é uma expressão formalizada das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas”.
Existem dois aspectos-chaves essenciais do planejamento financeiro que é o planejamento de caixa e o planejamento de lucros. O planejamento de caixa envolve a preparação do orçamento de caixa da empresa. O planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais não apenas são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também são comumente exigidos pelos credores atuais e futuros.
O processo de planejamento financeiro inicia-se com planos financeiros a longo prazo, ou estratégicos, que por sua vez direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais a curto prazo. De forma geral, é por meio desses planos e orçamentos a curto prazo que se implementam os objetivos estratégicos
...