TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização Socio Estrutural UPA 24h

Por:   •  16/1/2025  •  Trabalho acadêmico  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  11 Visualizações

Página 1 de 7

 UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL

CLARA RAFAELA DA SILVA ENÉSIO

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

GRAVATÁ/PE

2024

CLARA RAFAELA DA SILVA ENÉSIO

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Trabalho de Estágio Curricular Obrigatório I da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, 5º período semipresencial. Apresentado a Coordenadora: Prof.ª Ma. Valquíria Aparecida Dias Caprioli.

GRAVATÁ/PE

2024

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

  1. Contextualização histórica da instituição;
  1. Identificação da Instituição:

 A unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Soares de Andrade, nome que homenageia o médico José Soares de Andrade, também conhecido como Dr. Deda, localizada na rua Dr. Régis Velho S/N, foi inaugurada no dia 29 de Dezembro de 2021 após nove anos de espera da população. Em 28 de dezembro de 2012, a ordem de serviço da UPA foi assinada e durante esses nove anos com entrada e saída de administrações ela nunca foi concluída. Saiu do papel, uma unidade de saúde totalmente planejada com um conjunto de inovações dentro da reestruturação do sistema de saúde, visando atender com qualidade e eficiência, foi reformulada e entregue a população, trazendo um comprometimento social com a melhoria do atendimento de urgência e emergência, com uma equipe multiprofissional para atuação completa no que diz a respeito ao cuidado e a regulação de acessos e direitos.

  1. Estrutura Organizacional:

Com atuação Municipal, sob a administração do Diretor Dr. Marcos André Araújo Duque, tem a finalidade de acolher e oferecer com qualidade atendimento diferenciado de urgência e emergência de baixa e média complexidade, dar retaguarda às unidades básicas de saúde e diminuir a sobrecarga do hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa. A equipe é composta por: Médicos, Enfermeiros, Assistente Social, Farmacêutica, Técnicos em Enfermagem, Auxiliares Administrativos, Auxiliar de Serviços gerais e Equipe de Epidemiologia. Conta com recepção, consultórios, sala de triagem, sala de eletrocardiograma, sala de coleta, sala de curativo, sala de gesso, sala da pediatria, farmácia, sala de raios-X, sala verde, sala amarela, sala vermelha, administração, serviço social, salas de repouso masculino e feminino para a equipe médica e copa. Os serviços são organizados de acordo com o que prioriza o Ministério da Saúde e voltados para garantir os direitos de saúde da população.

2- Objetivo institucional:

2.1- Natureza dos programas e projetos:

 A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) integra a rede de serviços pré-hospitalares fixos para o atendimento às urgências e emergências estabilizando os pacientes e conduzindo a avaliação diagnóstica inicial para determinar a conduta adequada, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com uma equipe multiprofissional qualificada e adaptada às demandas específicas com apoio diagnostico e Terapêutico, atendimento de urgência, articula com a atenção primária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 e ambulâncias garantindo o encaminhamento dos pacientes que necessitam de tratamento em outras unidades de referência.

O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto. Seguindo as diretrizes regidas pelo Ministério da Saúde, Portaria Nº10 de 3 de Janeiro de 2017:

DAS DIRETRIZES DA UPA 24h

Art. 3º São diretrizes da UPA 24h:

I - funcionamento ininterrupto 24 (vinte e quatro) horas e em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos;

II - Equipe Assistencial Multiprofissional com quantitativo de profissionais compatível com a necessidade de atendimento com qualidade, considerando a operacionalização do serviço, o tempo - resposta, a garantia do acesso ao paciente e o custo-efetividade, em conformidade com a necessidade da Rede de Atenção à Saúde - RAS e as normativas vigentes, inclusive as resoluções dos conselhos de classe profissional;

III - acolhimento; (BRASIL,2017)

2.2- Politica Social:

A Política Nacional de Atenção às Urgências norteia as atividades desenvolvidas na unidade, suas diretrizes são: universalidade, integralidade, descentralização e humanização.

                   PORTARIA N.º 1863/GM,EM 29 DE SETEMBRO DE 2003
Art. 2° Estabelecer que a Política Nacional de Atenção às Urgências

composta pelos sistemas de atenção às urgências estaduais, regionais e municipais, deve ser organizada de forma que

permita:

1. garantir a universalidade, eqüidade e a integralidade no

atendimento às urgências clínicas, cirúrgicas, ginecoobstétricas,

psiquiátricas, pediátricas e as relacionadas às

causas externas (traumatismos não-intencionais, violências

e suicídios);

2. consubstanciar as diretrizes de regionalização da atenção

às urgências, mediante a adequação criteriosa da distribuição

dos recursos assistenciais, conferindo concretude

ao dimensionamento e implantação de sistemas estaduais,

regionais e municipais e suas respectivas redes de atenção;

3. desenvolver estratégias promocionais da qualidade de vida e

saúde capazes de prevenir agravos, proteger a vida, educar

para a defesa da saúde e recuperar a saúde, protegendo e

desenvolvendo a autonomia e a eqüidade de indivíduos e

coletividades; (BRASIL,2003).

 A Rede de Atenção às Urgências tem como objetivo reordenar a atenção à saúde em situações de urgência e emergência de forma coordenada entre os diferentes pontos de atenção que a compõe, de forma a melhor organizar a assistência, definindo fluxos e as referências adequadas. objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado nos serviços de saúde de forma  ágil, prestando atendimento de forma resolutiva e de qualidade aos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (198.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com