Ciências Politicas
Trabalho Universitário: Ciências Politicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianacardozo01 • 8/4/2014 • 329 Palavras (2 Páginas) • 2.855 Visualizações
CIÊNCIAS POLITÍCAS
CASO CONCRETO 3
QUESTÃO DISCURSIVA
1) Leia o texto e justifique a afirmação de Lord Cannig tendo como referência o conceito clássico de soberania e o imperialismo inglês no século XIX.
R: O monopólio comercial da Espanha sobre suas colônias obrigava a no mínimo a Inglaterra e outros países a se sujeitar as suas determinações para poder agir no mercado interno das colônias e se apropiar diretamente sem a intermediação da metrópole dos recursos naturais.
Com essa frase ele quis dizer que a partir daquela data não haveria mais a necessidade de negociar com a Espanha para poder negociar com suas colônias americanas, com a independência a Espanha era carta fora do baralho e a Inglaterra que era a mais poderosa nação do mundo certamente não encontraria concorrentes sérios no mercado que se abria nas Américas agora livres, o continente seria inglês pois seria dominado economicamente pela Inglaterra.
Leia ,atentamente, os trechos abaixo e defina o que vem a ser a categoria homem civil para Rousseau O HOMEM NASCE LIVRE , E POR TODA A PARTE ENCONTRA-SE A FERROS.O que se crê Senhor dos demais não deixa de ser mais escravos do que eles.... A ordem social, porém é um direito sagrado que serve de base a todos os outros...Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade .Sejam homens isolados , quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor escravos,de modo algum considerando-os um povo e seu chefe.Trata-se caso se queira , de uma argregação, mas não de uma associação, nela não existe bem publico, nem corpo politico.
R: Para Rousseau o homem natural é bom e o social também é bom, porém dotado de compaixão, mas ele vai de acordo com que a sociedade lhe apresenta.O ato de associação pelo qual cada um põe o seu poder sob a direção da vontade geral, passando a pensar em todos, ou seja no bem comum.
...