Como surgiu o serviço social
Por: joseanebp • 26/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.497 Palavras (6 Páginas) • 467 Visualizações
Eixo 1 - Serviço Social É.
20 de abril de 2015
Introdução
" Da moça boazinha que o governo paga para ter dó dos pobres, aos que põe panos quentes nas feridas do capitalismo" Ana Maria R. Estevão
A profissão de serviço social, nem sempre foi reconhecida como uma profissão, e muito menos teve o impacto e o reconhecimento que tem hoje. A "moça boazinha" de ontem (damas da burguesia), não é mais a "moça boazinha" de hoje (Assistentes sociais formadas).
A profissão nunca deixou e provavelmente nunca deixará de ser essencialmente feminina, justamente pelo fato de ter tudo começado com ELAS; por esse e tantos outros motivos, não é fácil descrever a verdadeira essência do serviço social.
Talvez nunca chegaremos ao certo em uma só definição, porém, ao conhecermos melhor a história, será muito mais fácil de chegarmos a uma definição mais próxima da realidade; e este é o nosso objetivo neste trabalho, gradualmente organizar o que é e o contexto histórico do Serviço Social.
A palavra profissão derivado do dicionário tem a seguinte definição: "O ato de se ligar a uma instituição, e ter como oficio um emprego".
No serviço Social não é muito diferente; assim como qualquer outra profissão, este hoje em dia também exige uma formação superior para formar profissionais preparados para executar tal oficio. Mas nem sempre foi assim. A profissão de Serviço Social, foi regulamentada como profissão somente em 1957; antes disso em meados de 1930, era visto como um mero assistencialismo.
Tudo começo com o "Fazer Caridade", era a justificativa necessária para o estado e a igreja, a primeira que queria uma certa Paz política, já a igreja queria cumprir o seu dever de praticar a caridade, fazer o bem (Contribuição voluntaria de pessoas que possuíam bens para aqueles que eram pobres). As damas da burguesia pretendiam ganhar o céu a partir do momento que ajudavam os pobres; a igreja fazer o seu papel do bem, o estado precisava cuidar dos "problemas sociais" que essa classe poderia criar, esses eram os maiores motivos do assistencialismo daquela época. O Serviço Social surgiu, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, Igreja Católica e Estado varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país.
A profissão manteve um viés conservador, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970. Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980, o Serviço Social também experimentou novas influências: a partir de então, a profissão vem negando seu histórico de conservadorismo e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.
O profissional de serviço social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria. O trabalho tem como principal objetivo responder ás demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na constituição federal de 1988 e na legislação complementar. Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, analises sociais, relatórios, levantamentos de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais entre outros. O assistente social faz-se desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios constituídos e conquistados socialmente, principalmente da área de seguridade social. O serviço Social está inserido em várias instituições, em várias áreas, desenvolvendo trabalhos de maneiras diferentes, mesmo sendo a mesma profissão. Instituições estas, que podem ser públicas ou privadas, quanto a obrigatoriedade desse profissional, depende da instituição; se instituição pública é obrigatório uma equipe multidisciplinar; se instituição privada, fica a critério de seus diretores. No âmbito escolar, o assistente social atua enfrentando os problemas sociais presentes na área da educação. Em parceria com a escola, realiza atividades através de projetos de intervenção, de acordo com as demandas apresentadas no contexto escolar.
...