Conselhos gestores
Por: danigdel • 1/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.834 Palavras (8 Páginas) • 359 Visualizações
TEMA 1 CONSELHOS GESTORES
[pic 1]
[pic 2][pic 4][pic 3]
[pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10][pic 11]
QUESTÕES SLIDES TEMA 1
• Quais atores colaboram por meio de mobilização da participação popular nas conquistas de direitos? • Resposta: A organização da sociedade civil, ONGs, movimentos sociais e ambientalistas
Atividade 2
• Análise a assertiva: Na abordagem marxista o conceito de participação é encontrado de forma isolada.
d) Essa assertiva é falsa, pois essa abordagem esta articulada a duas outras categorias. Resp.: Alternativa D
Atividade 3 • O significado considerado pela profissão em relação à participação está na coletividade nos espaços democráticos. Sendo assim, o que se está evidenciando?
Resp.: O papel do coletivo e a força da coletividade, pois toda luta é coletiva e um individuo não consegue fazer mobilizações e provocar mudanças sociais consideráveis sozinho.
TEMA 2
[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]
[pic 17][pic 16][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]
Atividade 1
• Descreva por que alguns autores consideram poder local mais abrangente que governança local:
Resposta: Governança local está ligada ao exercício da autoridade, ou tem conotação de agenda política, o poder local inclui o poder econômico, político e social das famílias, assim como o poder carismático de lideres locais e regionais.
Atividade 2 • A democracia deliberativa é um sistema que: a)mistura a democracia direta com a democracia representativa
Atividade 3 • No que tange a governança para ela ter eficiência e eficácia em administrar os impactos das políticas de ajuste estrutural devem minorar seus efeitos em termos de aumento da pobreza. • Sendo assim, o que se coloca como desafio? Resp.: O desafio é articular a participação com os critérios da eficácia e da busca de resultados imediatos ao plano local.
TEMA 3
[pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31]
Atividade 1
• Como ocorreu o processo de organização da sociedade brasileira na década de 1980?
Resposta: A fase de transição em que as estruturas de participação foram edificadas a partir de estruturas institucionais existentes, velhas e corroídas pelos longos anos de práticas populistas, seguida pelas injustiças e árduas décadas da ditadura militar e tudo isso acrescentado com alianças político partidárias dos que estavam no poder atribuíam limites e coação a uma participação efetiva dos grupos e representantes da população nas estruturas colegiadas idealizadas.
Atividade 3
• A participação política no Brasil é um assunto presente desde o tempo de lutas da Colônia contra a metrópole, passando pelas lutas da escravidão e pelo sindicalismo anarquista nas primeiras décadas deste século, como se da o surgimento da ideia de participação comunitária e de que forma ela é estimulada? Resp.: A participação comunitária nasce com o propósito de no campo da assistência sanitária, dar resposta ao crescente grave problema da relação entre pobreza e doença.
Tema 4
[pic 39][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 40]
Atividade 1
• O surgimento dos conselhos gestores é marcado por um acontecimento importante na vida de todos os cidadãos, que acontecimento foi esse e o que você sabe sobre ele?
Resp.: Os conselhos gestores foram a grande novidade nas políticas públicas ao longo dos anos, eles tem o papel de instrumento mediador na relação sociedade e Estado e estão inscritos na Constituição de 1988, na qualidade de instrumentos de expressão, representação e participação da população.
Atividade 2
Nos dias atuais como são apresentados e avaliados os conselhos gestores?
Resp.: Os conselhos gestores são avaliados quanto as inovações que apresentaram, assim como as suas metas, dificuldades, impedimentos, desafios políticos e conflitos na gestão das políticas sociais urbanas.
Atividade 3
• De acordo com Gohn (2011) os conselhos gestores são analisados quanto às novidades e inovações que trouxeram. As inovações se destacam pelo: a)fato de os conselhos conterem a possibilidade de reordenamento das políticas públicas na direção da governança democrática.
Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas Revisão
Participação e governança
• “Participação é uma lente que possibilita um olhar ampliado para a história” (GOHN, 2010, p. 16).
“Os processos de participação da sociedade civil e sua presença nas políticas públicas nos conduz ao entendimento do processo de democratização da sociedade brasileira, [...] às lutas da sociedade por acesso aos direitos sociais e à cidadania”. (GONH, 2010, p. 16)
“Uns dos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social é o posicionamento em favor do aprofundamento da democracia e das formas de gestão democráticas”.
O significado considerado pela profissão em relação à participação está na coletividade nos espaços democráticos, evidenciando o papel do coletivo e a força da coletividade.
“A participação objetiva o fortalecimento da sociedade civil, não para que esta participe da vida do Estado, mas para fortalecê-la e evitar as ingerências do Estado – seu controle, tirania e interferência na vida dos indivíduos”. (GOHN, 2011, p. 17)
A participação na vida coletiva as faz não só pela interferência nas agendas do Estado, mas pela ruptura da exploração e dominação, em que o Estado é do povo e para o povo, ocupado pelas massas oprimidas.
Participação “controlada” – um ordem do coletivo. • Participação de quebra do poder – em que o poder vem do povo e para o povo, da massa trabalhadora
A força da participação vem do lócus da sociedade, na sua forma mais singular, ou seja, da comunidade, uma pequena partícula, mas que é capaz de mobilizá-la e reconhecê-la em si, e com capacidade de expansão às demais comunidades.
O governo local – análise da governabilidade das unidades administrativas territoriais de um dado Estado nacional, destacando a capacidade das elites dirigentes de perseguir, atingir, ou combinar objetivos econômicos, sociais, políticos e administrativos [...].
...