Contabilidade Aplicada No Terceiro Setor
Trabalho Universitário: Contabilidade Aplicada No Terceiro Setor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mayara76 • 7/11/2013 • 2.764 Palavras (12 Páginas) • 790 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................. 05
1. ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL................................... 06
1.1. Definição ISE-BOVESPA........................................................................... 06
1.2 . A empresa ganha algo em integrar esse tipo de índice?.......................... 06
1.3. Quantas empresas integram atualmente o ISE-BOVESPA?................ 07
2. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL .................................................... 08
2.1. Contribuições para a transparência das contas públicas.......................... 09
3. AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR.............. 09
3.1. A expansão destas atividades econômicas............................................... 09
• Agronegócio........................................................................................... 09
• Construção Civil..................................................................................... 10
• Terceiro Setor........................................................................................ 11
3.2. Oportunidades de atuação do profissional da Contabilidade.................... 13
CONCLUSÃO................................................................................................... 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................ 16
INTRODUÇÃO
O trabalho enfatiza a importância dos temas a serem estudados: ISE - BOVESPA, Lei de Responsabilidade Fiscal, Contabilidade aplicada no Agronegócio, Construção Civil e Terceiro Setor.
Com o passar do tempo, o Estado, provedor das necessidades básicas da população, vem transferindo sua responsabilidade para as instituições não governamentais, de forma que estas estão fundamentalmente firmando parcerias e se consolidando estruturalmente. Diante deste contexto, o ensino vem contribuir com a inserção, em suas atividades, do tema Terceiro Setor.
A Bovespa, em conjunto com várias instituições decidiram unir esforços para criar o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.
A Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe uma mudança substancial na maneira como é conduzida a gestão financeira dos três níveis de governo. Sua criação fez parte do esforço em reformas do estado promovido pelo governo federal para estabilizar a economia brasileira a partir do Plano Real.
O agronegócio é hoje a principal locomotiva da economia brasileira e responde por um em cada três reais gerados no país.
Já construção civil se caracteriza por ser um setor de atividade econômica intensivo em trabalho e, ainda, altamente dependente da produção de mão-de-obra de baixa escolaridade.
1. INDÍCE DE SUSTENTBILIDADE EMPRESARIAL
1.1. Definição ISE-BOVESPA
O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.
Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas. No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente.
A BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial.
1.2. A empresa ganha algo em integrar esse tipo de índice?
O ISE reflete os anseios da nossa sociedade, que espera uma atuação cada vez mais responsável das empresas. Por isso, ano a ano, torna-se mais rigoroso, o que, de certa forma, estimula as organizações a aprimorarem e a inovarem suas práticas voltadas à proteção e ao desenvolvimento de crianças e de adolescentes, causa de extrema relevância, especialmente em um país desigual como o Brasil”.
As empresas que integram o ISE percebem claramente uma percepção favorável do mercado investidor e da sociedade.
A Braskem, que está no ISE há oito anos, compartilha dessa opinião. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a permanência da Braskem pela oitavo ano consecutivo no índice reflete o compromisso da companhia com as boas práticas de governança corporativa, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
1.3. Quantas empresas integram atualmente o ISE-BOVESPA?
As empresas que integram a carteira são:
AES Tietê
Banco do Brasil
BicBanco
Bradesco
Braskem
BRF
Cemig
Cesp
Copasa
Copel
CPFL
Coelce
CCR
Duratex
Eletropaulo
EDP
Even
Eletrobrás
...