TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Da Acidez Do Vinagre

Artigo: Determinação Da Acidez Do Vinagre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  1.239 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

O vinagre comumente utilizado no dia a dia é resultado da transformação de Ácido Acético do álcool, contido em certas bebidas, pela fermentação. O teor de acidez do vinagre é dado a partir da quantidade de Ácido Acético.

O padrão de acidez permitido é de 4%, ou seja, 4g de ácido para 100 ml de solução. Entretanto os valores encontrados diferem do previsto. Na prática o teor de acidez encontrado foi de 5,03%. Para chegarmos a esses resultados foi feita uma titulação ácido base, na qual determinou a quantidade ácida presente em uma amostra. Durante a prática indicadores (fenolftaleína) foram utilizados, determinando se uma substância está contida no meio ácido ou básico. “Assim, a presença do indicador serve para determinar exatamente o ponto de equivalência de uma reação química”. [1]

OBJETIVOS:

Determinar por meio de titulação o teor de ácido acético no vinagre.

PARTE EXPERIMENTAL:

•Materiais Utilizados

-Garrafa Lavadeira

-2 béqueres de 100 mL

-Bureta

-3 erlenmeyer

-1 béquer de 50 mL

-2 pipetas

-1 balão de fundo chato

-Pera

-Fenolftaleína

-NaOH

-Vinagre

Preparação da solução da amostra de vinagre

Havia em um béquer um quantidade de NaOH, com auxílio de uma pipeta volumetria foi pipetado 10 mL de NaOH e logo transferido para uma balão volumétrico de 100 mL em seguida foi completado até a marca da aferição com água destilada e homogeneizou-se.

Preparação das amostras de vinagre para titulação

Em outro béquer havia certa quantidade de vinagre, com o auxílio de uma pipeta volumétrica de 250 mL foi pipetado 25 mL de vinagre e transferido para cada um dos 3 erlenmeyer eles foram completados até 50 mL e com água destilada e adicionado 3 gotas em cada de fenolftaleína.

Após a segunda preparação foi pego uma bureta e feito nela ambiente com NaOH e foi completada com NaOH padronizado. Pegou-se o primeiro erlenmeyer e foi adicionado lentamente a solução contida na bureta sobre agitação constante até que o indicador de pH apresenta-se um coloração levemente rósea e anotado o volume que gasto na bureta. Essa ultimo procedimento foi feito nos outros dois erlenmeyers. Após cada titulação foi feito os cálculos pedidos.

CÁLCULOS E DISCUÇÕES

Vinagre 4%→4g em 100 mL de solução

C=NaOH 0,1060 mol/L

Volume de NaOH

1º erlenmeyer 21,5

2º erlenmeyer 21,4

3º erlenmeyer 21,4

_______________

Média 21,43 → 0,02143 L

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com