Teor de acidez do vinagre
Por: Amanda Sant'Ana • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.176 Palavras (5 Páginas) • 813 Visualizações
SUMÁRIO[pic 1]
1 INTRODUÇÃO 3
2 MATERIAL E MÉTODO 5
2.1 Material 5
2.2 Método 5
3 DESENVOLVIMENTO 6
3.1 Resolução De 6 Questões Sobre O Experimento 6
3.2 Tabela De Volume Gasto 6
3.3 Cálculo De Normalidade Real 7
4 CONCLUSÃO 8
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
Titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido.
O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com a maior concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
A técnica da Titulação ácido - base é uma das mais comuns para a análise quantitativa de diversos componentes. Ela consiste em usar uma reação imediata da qual a estequiometria é conhecida para se conhecer a quantidade de uma substância.
Em uma titulação, o "ponto final" refere-se ao momento em que a substância muda de cor e passa a constituir outro tipo de meio (ácido ou básico, dependendo da situação).
Existem substâncias capazes de indicar se uma determinada substância
se encontra em meio ácido ou básico. Essas substâncias capazes de oferecer tal indicação são conhecidas como indicadores ácido-base e, essa indicação é feita por meio da mudança de coloração da substância.
O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH) e, é esse o responsável pelo odor e sabor azedo do vinagre, muito utilizado como condimento em saladas. E por ser um condimento muito utilizado no dia-a-dia do homem, é sem dúvida muito importante saber se o mesmo está realmente obedecendo as normas estabelecidas pela Legislação Brasileira e se sua acidez está dentro dos padrões permitidos.
O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólico, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microrganismos da espécie Mycoderma aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 6 % de ácido acético, recebendo então o nome de “vinagre” (“vinho azedo”). O teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de se ver o fim da reação.
Para fazer essa determinação, foi utilizado a técnica analítica denominada titulação, onde esta vai medindo as variações de pH a cada adição de titulante. A amostra analisada nesta prática obteve um teor de 4,83%, podendo-se dizer então que a mesma está adequada para o consumo.
MATERIAL E MÉTODO
Material
- Bureta de 50 mL;
- Erlenmeyer de 250 mL;
- Suporte Universal;
- NaOH;
- Água destilada;
- Vinagre;
- Solução de fenolftaleína;
Método
- Pegou – se o erlenmeyer e ficamos misturando enquanto gotas da solução que continha água destilada e soda caustica caia no interior da solução que continha vinagre e fenolftaleína. Ficamos misturando - o até que a solução que estava incolor ficasse rosa escuro, e no momento da troca de coloração da solução a torneira da bureta foi fechada;
- Realizamos duas medições, para que fosse feita a média entre elas;
- Calculamos a normalidade real da neutralização;
- Calculamos o número de equivalentes de NaOH;
- Calculamos a massa de ácido acético e a acidez do vinagre.
- Representação Gráfica[pic 2]
DESENVOLVIMENTO
Resolução De 3 Questões Sobre O Experimento
1. Porquê o vinagre é ácido?
R: Pois um dos principais componentes do vinagre é o ácido acético, que é formado através da fermentação acética. A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre. Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação.
...