Determinação Da Concentração De íons I- Por Volumetria De Precipitação
Pesquisas Acadêmicas: Determinação Da Concentração De íons I- Por Volumetria De Precipitação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FernandaGS • 26/5/2014 • 578 Palavras (3 Páginas) • 599 Visualizações
Resultados e Discussão
A reação entre o nitrato de prata presente na solução de concentração desconhecida e o iodeto de potássio pode ser esquematizada da seguinte maneira:
AgNO3 + KI AgI ↓ + KNO3
nitrato de prata (aq.) iodeto de potássio (aq.) iodeto de prata (s.) nitrato de potássio (aq.)
Após a realização dos procedimentos, foram obtidos os seguintes resultados:
Volume gasto da solução de AgNO3 na primeira titulação: 2,8 mL.
Volume gasto da solução de AgNO3 na segunda titulação: 2,8 mL.
A partir dos dados obtidos, podem ser realizados os seguintes cálculos:
De acordo com a estequiometria da reação entre nitrato de prata e iodeto de potássio, 1 mol de AgNO3 reage com 1 mol de KI. Portanto:
N° de mols de AgNO3 = N° de mols de KI = Concentração KI x Volume KI
A concentração experimental da solução de AgNO3 é dada por:
C AgNO3 exp. = N° de mols de AgNO3 / Volume médio exp. AgNO3
Ou, ainda:
C AgNO3 exp. = ( Concentração KI x Volume KI) / Volume médio exp. AgNO3
Dessa forma, a concentração experimental de AgNO3 na solução titulante foi:
C AgNO3 exp. = (0, 1 mol/L x 0,001 L) / 0,0028 L = 0,0357 mol/ L ou 0,0357 M.
Para determinar o ponto final da titulação, adicionamos cerca de 1 mL de cromato de potássio (K2CrO4), solução cuja coloração é fortemente amarela e que ao reagir com a prata forma um precipitado de coloração vermelho tijolo, o cromato de prata (Ag2CrO4). Quando a prata reagiu totalmente com o iodo, o excesso adicionado passou a reagir com os íons cromato dessa solução para formar o precipitado, de modo que, ao menor sinal de mudança de coloração, verificamos a adição do excesso e determinamos o ponto final da titulação. Isso pode ser observado através da seguinte reação entre os íons prata e os íons cromato em meio aquoso:
2 Ag + + CrO4 -2 Ag2CrO4↓
A presença de Ag2CrO4 implica no final da titulação devido à formação preferencial do precipitado iodeto de prata (menos solúvel) em relação ao cromato de prata. Portanto, o Ag2CrO4 só foi produzido após o consumo de todos os íons iodeto durante a formação de AgI. Esse fato ilustra o princípio do Método de Mohr.
Conclusão
A volumetria de precipitação de acordo com o Método de Mohr foi eficiente para a determinação da concentração de nitrato de prata na solução titulante. No entanto,
...