Educaçao Corporativa
Monografias: Educaçao Corporativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helder2014 • 29/11/2013 • 2.111 Palavras (9 Páginas) • 277 Visualizações
Introdução
O objetivo deste trabalho é a construção de um instrumento
para medida da motivação no trabalho. A teoria baseou se principalmente nos conceitos de motivação de maslow , Herzberg e MacClelland .
Administração de Cargos e Salários e necessária por causa de mudanças internas nas empresas . Passamospor uma época onde somente o mercado ditava as políticas empresariais .
E importante saber que RH (Recursos Humanos) não é Departamento Pessoal . O setor do Departamento de Pessoal, comumente denominado apenas de DP é responsável por toda rotina de pagamento, controle da folha, cálculos de horas extras,negociações com o sindicato, etc, e este integra a área de Recursos Humanos da empresa .
Uma área de RH compõe-se, basicamente, dos seguintes setores:
- Departamento Pessoal (DP)
- Cargos e Salários (C&S)
- Recrutamento e Seleção (R&S)
- Treinamento e Desenvolvimento (T&D)
- Higiene e Segurança (H&S)
ETAPA 1
Afinal, salário é um fator motivador ?Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma .O salário nos trás condições de satisfazer necessidades fisiológicas e necessidades sociais de estima e de auto realização . mesmo recebendo um salário muito bom o empregado depois de algum tempo o incorpora no orçamento e o torna normal e rotineiro . Itens motivadores são aqueles que realmente causam satisfação : crescimento proficional , conhecimento , responsabilidade e reconhecimento . plano de carreira ,treinamento e desenvolvimento ,avaliação de desempenho e potencial faz com que o profissional der mais valor ao ambiente de trabalho e se motive ,para alcançar suas metas e objetivos , todo trabalhador procura um salário que e um ótimo meio motivacional , uma promoção por merecimento uma promoção por merecimento .
toda pessoa tem um equilíbrio interno que de acordo com um estímulo ou incentivo faz surgir uma necessidade.
Existem diversas maneiras de definir o termo salário, dependendo de sua forma de aplicação ou como ele se apresenta para o empregado ou para o empregador.
Algumas das principais definições sobre o termo salário são:
Salário nominal: É aquele que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais. Pode ser expresso em hora, dia, semana, mês.
Salário efetivo: É o valor efetivamente recebido pelo empregado, já descontadas as obrigações legais .
Salário complessivo: É o que tem inserido no seu bojo toda e qualquer parcela adicional (hora extra, adicional.
Salário profissional: É aquele cujo valor está expresso na lei e se destina especificamente a algumas profissões.
Salário relativo: É a figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa.
Salário absoluto: É o montante que o empregado recebe, líquido de todos os descontos, e que determina o seu orçamento.
Necessidade de Auto Realização: É uma necessidade instintiva do ser humano. Todos gostam de sentir que estão fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. As pessoas neste nível de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de moralidade e gostam de ajudar aos outros. Suprir esta necessidade equivale a atingir o mais alto potencial da pessoa.
O líder que conhece bem sua equipe saberá identificar quais são as necessidades de cada um e poderá aplicar os meios de motivação adequados. Por exemplo, se uma pessoa está passando por grandes dificuldades financeiras e a estabilidade de sua família está em risco, não adianta tentar motivá-lo dizendo que seu caso de sucesso será publicado no jornal da empresa.
As principais propostas das teorias da administração de cargos e salários
Maslow Herzberg MacClelland
Teoria : necessidades separadas por hierarquia Teoria : "Teoria dos dois fatores"
Teoria :Teoria da Motivação pelo Êxito e / ou Medo
Aspectos teóricos de abrahammaslow
Maslow foi um psicólogo americano , considerado o pai humanista no psicologia .De acordo com sua teoria o ser humano possui varias necessidades que podem ser separadas em hierarquias . Para motivar uma pessoa você deve saber qual suas necessidades e suprir esse necessidade antes de pensar em outras categorias mais altas
Frederick Irving Herzberg
foi o autor da "Teoria dos dois fatores" que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas.
Herzberg, verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais .
Fatores higiênicos : Esses fatores estão relacionados com o meio que o funcionário atua, são fatores determinados pela organização, e que fazem parte da cultura da empresa, ou seja, fora do controle dos funcionários, de responsabilidade apenas da empresa e de seus respectivos administradores. Esses fatores são necessários para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade a longo prazo. São fatores que referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, como: o salário e os benefícios, a política da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, a estabilidade no cargo e etc .
Fatores motivacionais : são aqueles que se referem ao trabalhador e não à empresa como no caso dos fatores higiênicos. São considerados fatores motivacionais para Herzberg às tarefas e aos deveres relacionados ao cargo em si, como: crescimento profissional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, responsabilidade do cargo ocupado, auto-realização em cumprir
...