Exclusão Social e Minorias Étnicas
Por: joanaismartis • 21/1/2016 • Trabalho acadêmico • 1.817 Palavras (8 Páginas) • 921 Visualizações
Exclusão Social e Minorias Éticas
[pic 1] [pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11]
Índice[pic 12]
[pic 13]
Introdução…………………………………………………….3
O que é exclusão social?.........................................4
Tipos de exclusão…………………………………………...5
Dimensões da exclusão……………………………………6
A pobreza……………………………………………………..8
Causas da Pobreza………………………………………….9
Consequências da Pobreza……………………………..10
Conclusão……………………………………………………11
Webgrafia……………………………………………………12
Introdução
No âmbito da disciplina de Comunidade de Intervenção Social, foi proposto pela formadora Filomena Teixeira, realizar para o Módulo 11 – Exclusão Social e Minorias Étnicas, um trabalho relativo ao tema do módulo em que cada aluno teria que escolher um subtema dentro da Exclusão Social.
Das várias hipóteses, eu decidi abordar neste trabalho a pobreza pois acho que é um tema que precisa de especial atenção por ainda continuar a existir, desde há muitos anos atrás.
Assim, neste trabalho vou abordar de forma geral a Exclusão Social, e de forma mais abrangente a Pobreza, tanto em Portugal como no Mundo, começando por referir o seu conceito, o porquê de existir e o essencial, como se pode combater a pobreza, entre outros.
[pic 14]
1 - Exclusão Social
O que é?
A exclusão social é um processo caracterizado pela diminuição e marginalização de um grupo de pessoas ou indivíduos em todas as instâncias da vida social, ou seja impossibilita a sociedade de participar diariamente na vida social.
A exclusão social pode, portanto ser definida como uma combinação de falta de meios económicos, de isolamento social e de acesso limitado aos direitos sociais e civis tratando-se de um conceito relativo a qualquer sociedade que apresenta uma acumulação progressiva de factores sociais e económicos.
Os factores que podem contribuir para a exclusão são principalmente os problemas laborais, os padrões de educação, de vida, a saúde, a nacionalidade, a toxicodependência, a desigualdade sexual e até a violência.
Assim, a exclusão social é um conceito multidimensional e exprime-se a diferentes níveis, tais como: Ambiental, cultural, económico, político e social.
“ Excluídas são todas as pessoas que não participam dos mercados de bens materiais ou culturais.”
Martine Xiberras
Tipos de Exclusão Social[pic 15]
- Económica;
- Social (pobreza, discriminação)
- Cultural (raça, sexualidade)
- Patológica (cognitivos, deficiência)
- Comportamentos autodestrutivos.
Causas e Consequências - Políticas;
- Fraca igualdade de oportunidade;
- Fatores económicos;
- Fatores Sociais;
- Discriminação social;
- Fatores naturais;
- Problemas de saúde;
- Fatores históricos;
- Baixa escolaridade.
Dimensões da Exclusão Social
Pode-se afirmar que a exclusão social se exprime e divide-se em 6 dimensões diferentes, relacionadas cm as competências e capacidades de cada individuo:
- Do SER, ou seja da personalidade, da dignidade e da auto-estima e do auto-reconhecimento individual;
- Do ESTAR, ou seja das redes de pertença social, desde a família, às redes de vizinhança, aos grupos de convívio e de interação social e à sociedade mais geral;
- Do FAZER, ou seja das tarefas realizadas e socialmente reconhecidas, quer sob a forma de emprego remunerado (uma vez que a forma dominante de reconhecimento social assenta na possibilidade de se auferir um rendimento traduzível em poder de compra e em estatuto de consumidor), quer sob a forma de trabalho voluntário não remunerado;
- Do CRIAR, ou seja da capacidade de empreender, de assumir iniciativas, de definir e concretizar projectos, de inventar e criar acções, quaisquer que elas sejam;
- Do SABER, ou seja do acesso à informação (escolar ou não; formal ou informal), necessária à tomada fundamentada de decisões, e da capacidade crítica face à sociedade e ao ambiente envolvente;
- Do TER, ou seja do rendimento, do poder de compra, do acesso a níveis de consumo médios da sociedade, da capacidade aquisitiva (incluindo a capacidade de estabelecer prioridades de aquisição e consumo).
A exclusão social é, portanto, segundo esta dimensão, uma situação de exclusão que apenas ocorre devido à “não realização” de apenas algumas ou até de todas as dimensões acima referidas.
É o “não ser”, o “não estar”, o “não fazer”, o “não criar”, o “não saber” e/ou o “não ter”.
Para além destas dimensões, existem mais 5 que provocam a exclusão social, nomeadamente:
...