TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Trabalho Escolar: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  4.196 Palavras (17 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS DE LONDRINA

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

DISCLIPLINA DE GESTÃO DA QUALIDADE

ADRIANA XAVIER PEREIRA

GENICH TAGUCHI

SHIGEO SHINGO

VICENTE FALCONI CAMPOS

TRABALHO DE PESQUISA

LONDRINA

2013

ADRIANA XAVIER PEREIRA

GENICH TAGUCHI

SHIGEO SHINGO

VICENTE FALCONI CAMPOS

Trabalho de Pesquisa, desenvolvido como forma parcial de avaliação do curso de Gestão da Qualidade ministrada pela professora Andréa Maria Baroneza.

LONDRINA

2013

SUMÁRIO

I. Introdução 04

II. Shigeo Shingo 04

III. Genichi Taguchi 04

IV. Vicente Falconi Campos 06

V. Conclusão 07

VI.Referências 08

I. INTRODUÇÃO

Atualmente a qualidade é de grande importância para as empresas, pois, com grande ocorrência de produtos e serviços oferecidos, alcançar um índice de qualidade elevado, representa uma vantagem no mercado de trabalho.

Considerando a evolução da qualidade, foram conhecidos através de autores clássicos da Qualidade, entendidos como autores notáveis pelo desenvolvimento da Qualidade, e que com seus trabalhos reconhecidos contribuíam para experiências de sucesso em empresas atuais, são os Gurus da Qualidade.

Foram muitos os teóricos que ajudaram no desenvolvimento da qualidade. Fazem parte da história da qualidade devido a contribuição teórica ou então pela intervenção em empresas. Estes sãos os personagens que através de suas metodologias conseguiram transformar a Qualidade em algo mais objetivo, garantindo assim a sua definição clara. Foram na sua época verdadeiros inovadores que através de uma necessidade buscaram uma solução e firmaram a mesma como uma permanente ideia que são aplicadas até hoje.

Em destaque destacaremos três Gurus da Qualidade: Shigeo Shingo; Genech Taguchi e Vicente Falconi Campos, com suas respectivas história pessoal, história profissional e princípios de contribuição para Gestão da Qualidade

I. SHIGEO SHINGO

Nasceu em Saga, Japão em 8 de janeiro de 1909. Estudou na Escola Técnica Superior em Saga, onde descobriu o trabalho de Frederick Taylor, fundador do movimento conhecido como “Organização Cientifica do Trabalho”. Em 1930, se formou em engenharia mecânica, na Escola Técnica Yamanashi, e começou a trabalhar na fábrica de Taipei Railway, onde, observou as operações dos trabalhadores e sentiu-se obrigado a melhorá-las, se encarregando da organização do fluxo de operações no chão de fábrica da Japan National Railways, assim como no trabalho do Taylor. Decide então fazer do estudo e da prática a direção científica do trabalho de sua vida. Em 1943, Shingo é transferido para o chão de fábrica da Amano, em Yokohama, sobre as ordens do ministério de armamentos. Como chefe da seção de produção, aplicou o conceito de operações de fluxo à produção dos mecanismos de regulação da profundidade dos torpedos, e incrementou a produtividade em 100%. Durante a análise de processos da fábrica Hitachi, lhe foi perguntado como tratar os tempos quando produtos se atrasavam enquanto esperavam a disponibilidade de guindastes. Dessa forma percebeu que os processos e as operações, que eram considerados entidades distintas, formam uma mesma rede chamada rede de processo de operações. Em 1955, Shingo ministrou um treinamento na Toyota Motor Co sobre engenharia industrial e melhorias em fábrica. Em 1970 foi condecorado com a medalha Yellow Ribbon por suas contribuições no fluxo de operações na indústria de construção naval. Nesse mesmo ano Shigeo criou o SMED Sistema Toyota (Single Minute Exchange of Die) o qual faz parte do sistema Just in Time. Um ano depois participou de uma viagem de observação da indústria européia de máquinas, sendo essa a primeira de uma série de viagens com esse propósito. Em 1978 visita nos Estados Unidos a companhia Federal-Mogul para conduzir treinamento sobre SMED e estoque zero. Shingo prestou consultoria a várias empresas tais como Yamaha, Mazda, Hitachi, Sony e Olympus no Japão e Pegout na França. O uso de seus métodos pela compania americana Ormak Industries levou ao aumento da produtividade e redução dos defeitos e dos estoques. Em sua homenagem foi criado o prêmio Shingo, que reconhece as organizações que usam estratégias e práticas de produção para alcançar resultados reconhecidos mundialmente. Ele escreveu mais de 14 livros, entre eles o Sistema de Produção Toyota. Em 14 de novembro de 1990, aos 81 anos o “gênio da engenharia” Shigeo Shingo faleceu.

O Dr. Shigeo Shingo foi provavelmente o maior contribuidor para as práticas de produção moderna. Ao aplicar a sua experiência e perícia no campo da engenharia industrial, foi capaz de proporcionar uma melhor forma de vida para operadores e para as empresas. As suas teorias ganharam reputação através dos resultados na produção entre as empresas que implementaram estas técnicas.

Destacou-se no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com