Gestão no serviço social
Por: jorafinha • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 853 Palavras (4 Páginas) • 202 Visualizações
Projeto de intervenção
Na instituição CEDECA Madalena/Sapopemba
1-APRESENTAÇAO
-O Cedeca e um Centro que defende e promove os direitos da Criança e do Adolescente.
-O trabalho prioriza a proteção, jurídico social e psicológica,a prevenção e o atendimento as crianças, adolescentes e seus familiares ,vitimas das diversas modalidades de violência.
-Este espaço nasceu em 1987 e foi fundado legalmente em 1991, originou-se por um grupo de pessoas das comunidades Eclesiais de Base (CEBs) preocupadas com a violência sofrida pelas crianças e adolescente. Esses movimentos fez surgir novos espaços, os quais respondiam as necessidades das crianças e adolescentes. O CEDECA Monica Paião Trevisan também participou ativamente desse processo de construção do Estatuto da Criança e adolescente (Lei 8.069/13/07/90),por meio da formação e da articulação da comunidade.
- O Cedeca/Madalena tem como meta, mobilizar os diversos setores da sociedade para controle social e apoiar ou seja sustentar a criação de políticas públicas, que no caso seria eixo norteador de toda a atuação da organização isto com base nos princípios do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), articulando-se da seguinte forma, na articulação de busca na parceria com outras instituições públicas e não governamentais o seu trabalho em rede seria de forma eficaz.
- Como seria esta Intervenção, através de ações de projetos que visam a garantia dos direitos humanos para a população atendida dentro desta comunidade.
- E todo este processo é executado com base na formação da comunidade a cerca de seus direitos, perante o modelo do individualismo da sociedade,e que apesar de se definir uma sociedade democrática, proporciona espaço de marginalidade, exclusão social, e a violação dos direitos fundamentais dos seus cidadãos.
-O Cedeca é um espaço onde os serviços de proteção social, são executados de forma direta e articulada com outras redes. A assistência social, enquanto política pública que compõe o tripé da SEGURIDADE SOCIAL, considerando as características da população atendida por ela, estaria fundamentalmente inserida na articulação intersetorial com outras políticas sociais, particularmente,que seriam elas: as públicas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, e Emprego, entre outras para que as ações não seja fragmentadas e se mantenha o acesso e a qualidade dos serviços para todas as famílias e indivíduos(PNAS/2004).
PROPOSTA DO PROJETO.
-Seria para facilitar o acesso, tanto do usuário quanto dos profissionais do Cedeca, nas demandas que lhes seriam encaminhadas onde seus direcionamentos seriam feitos com mais rapidez e eficácia.
- Sendo assim foi elaborado, este projeto de intervenção com o tema.
-Mapeamento das instituições que oferecem cursos profissionalizantes na região do sapopema.......
Este projeto foi elaborado com a finalidade de diceminar estas informações para os profissionais e as famílias da região de abrangência que seria atendida pelo o Cedeca/ Madalena. Enfatizando-se na questão da proteção social, este processo deve ser organizado de forma que seja garantido os direitos sócioassistencial e sua defesa como os cursos profissionalizantes.
JUSTIFICATIVA:
-O espaço Cedeca tem como especificação atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja no caso seria aquelas formadas por um grupo subalternizados, pauperizados ou seja os excluídos de bens.
-Como seria este trabalho, o Cedeca oferece um serviço onde os técnicos ou profissionais, atuam com demandas que seriam enviadas ao espaço onde cada uma traria um caso e uma situação para ser resolvida.
Onde cada técnico ao receber esta demanda, faria o acolhimento deste usuário, e a partir deste acolhimento, passam então a orientá-los onde este usuário é encaminhado para os programas e projetos sempre os acompanhando de acordo com as demandas apresentadas, para este trabalho ser desenvolvido existe vários processos como as visitas domiciliares, onde este usuário seria observado, e com base nisto realizar um trabalho com qualidade e eficiência, dando os encaminhamentos cabíveis a cada situação, e quando necessário há uma articulação com a rede socioassistencial que para assim possa ser garantido todos os direitos deste usuário, conforme o PNAS/2004.
...