Hanseniase
Casos: Hanseniase. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kahhime • 13/5/2013 • 414 Palavras (2 Páginas) • 518 Visualizações
01. RESUMO
Coloca-se em tela alguns comentários e notas relevantes sobre a vida e pensamento de Max Weber, tendo como referência a obra de Maria Lígia de Oliveira Barbosa e Tania Quintaneiro, Um toque de clássicos, que em seu Capítulo III inclui a notável contribuição desta figura humana notória no contexto da história da humanidade, em termos de concepção de seu pensamento e estrutura racional do mesmo, conservando a estrutura de tópicos levantados pelas autoras nos itens seguintes.
1.1. A objetividade do conhecimento
Para Weber, a compreensão do fenômeno social pressupunha a recuperação do sentido (p. 108), sempre arraigado temporalmente e adstrito a um relativismo e a um ponto de vista, qual seja, perspectivismo. Projetava seu pensamento nas dimensões histórica, econômica, ideológica e sociológica. Influenciado pelo pensamento de Nietzche (1844-1900), segundo o qual a vontade do poder, expressa na luta entre valores antagônicos, é que torna a realidade social, política e econômica compreensível. Para ele, torna-se necessário distinguir entre o pensamento de valor e o saber empírico. O cientista não deve dizer o que deve ser feito, mas o que pode ser feito. A sustentação das hipóteses constitui ponto importante de seu pensamento, reforçando a idéia de que as ciências sociais visam a compreensão de eventos culturais enquanto singularidades. Mas o fato significativo em sua especificidade nunca estará livre de pressupostos porque ele próprio foi escolhido em função de valores. Em sua concepção, os fenômenos individuais são um conjunto infinito e caótico de elementos cuja ordenação é realizada a partir da significação que representam e por meio de imputação causal que lhe é feita de maneira que: ª O conhecimento de leis sociais não é um conhecimento do socialmente real, mas unicamente um dos diversos meios auxiliares que o nosso pensamento utiliza para esse efeito e b. porque nenhum conhecimento dos acontecimentos culturais poderá ser concebido senão com base na significação que a realidade da vida, sempre configurada de modo individual, possui para nós em determinadas relações singulares (p. 111). Tem-se que a visãodo cientista não pode ater-se a meras suposições, mas ao contrário, sempre a vista a confirmação de hipóteses, cientificamente submetidas a condições de controle, não obstante a probabilidade estatística esteja na linha das expectativas das ciências sociais. Ou seja, pode-se conhecer o rumo dos fatos em processos distintos (p. 112).Para Weber, faz-se necessário e indispensável ... ã clara compreensão do objeto de investigaçãodo que entende inicialmente como o espírito do capitalismo( p. 113).
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/max-weber/23031/#ixzz2TF8aDVFk
...