Homofobia
Por: Audilio • 9/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 1.768 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS – SERVIÇO SOCIAL
VIOLÊNCIA, GÊNERO E CIDADANIA
A HOMOFOBIA E AS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DE UM HOMOSSEXUAL
Mogi das Cruzes – SP
2014
[pic 2] UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS – SERVIÇO SOCIAL
ALUNOS
Apresentada à disciplina de Projeto Integrador IV,
da Universidade Braz Cubas, sob a orientação da
Professora
Mogi das Cruzes – SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .................................................................................................
2. JUSTIFICATIVA ................................................................................................
3. PROBLEMA ......................................................................................................
4. HIPÓTESES .....................................................................................................
5. OBJETIVOS ......................................................................................................
6. REFERENCIAL TEÓRICO ...............................................................................
7. METODOLOGIA ...............................................................................................
8. CRONOGRAMA ...............................................................................................
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................
Mogi das Cruzes – SP
2014
- INTRODUÇÃO – HOMOFOBIA
Este trabalho busca refletir sobre a questão da homofobia no Brasil, um problema constante em nossa sociedade. Segundo estatísticas, o Brasil é o país com a maior quantidade de crimes homofóbicos no mundo.
A expressão homofóbica ode se dar das mais variadas formas. Em alguns casos a descriminação ode ser discreta e sutil, entretanto muitas vezes o preconceito se torna evidente com agressões verbais físicas e morais.
Um ato de homofobia fere, mas os seus efeitos vão além da dor. Eles determinam lugares e posições. Sobretudo, um ato de homofobia, trata-se da desumanização do outro através de palavras, gestos e condutas.
Um grande desafio será preparar as novas gerações, de modo a tornar os jovens bem mais tolerantes as diferenças, pois não poderemos construir uma sociedade justa, sem observarmos os princípios básicos de respeito as desigualdades de gênero, cor e de opção sexual.
Este é um trabalho de pesquisa bibliográfica, foram utilizados coletas de dados, informações da internet e de base de dados de um livro que seria a metodologia, logo após elaborarmos uma questão de um problema que resultou em uma hipótese.
- JUSTIFICATIVA
A homofobia é um problema real que alcança fortes e preocupantes dimensões no Brasil, tornando necessária a reflexão sobre politicas sociais de promoção e de ações educativas para a inclusão da diversidade sexual.
Como futuros profissionais do Serviço Social, buscamos defender os princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social (1993) que tem se colocado a favor do reconhecimento da liberdade como valor ético central, assim como, a eliminação de todas as formas de preconceitos, pelo incentivo a diversidade. Logo, precisamos que nossa sociedade exclua toda e qualquer forma de discriminação, para que possamos viver num país mais justo e igualitário.
- PROBLEMA
Quais os efeitos da homofobia na vida dos homossexuais?
- HIPÓTESE
Deixar de sentir atração por pessoa do mesmo sexo, consequentemente ocasiona a negação de vivenciar a sua realidade , se envolvem em praticas sexuais não seguras, abusos de substancias, comportamentos promíscuos e outros comportamentos autodestrutivos e de riscos.
- OBJETIVOS GERAIS
Este trabalho tem como objetivo, abordar o tema homofobia coletando dados e informações que nos permitem uma maior reflexão sobre a temática.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A entrevista foi realizada com duas mulheres homossexuais, uma professora e outra cabeleireira, uma com o perfil masculinizado e outra com o perfil feminino.
- REFERENCIAL TEÓRICO
A homofobia é a atitude de hostilidades com os homossexuais. Embora em seu primeiro elemento seja a rejeição irracional ou mesmo o ódio em relação a gays e lésbicas, a homofobia não pode ser reduzida a isso, pois também ela é uma manifestação arbitrária que consiste em qualificar o outro como contrário, inferior ou anormal.
A nossa educação religiosa herdada principalmente da cultura cristã e depois incorporada pelas igrejas evangélicas, pode ser destacadas como principal causa da perseguição contra homossexuais. Essas instituições usam as escrituras sagradas para disseminar o ódio e a intolerância. Dizem que a homossexualidade vai contra às leis de Deus e sendo assim, devem ser abolidas da sociedade.
...