Manifesto Comunista
Por: brenozeus • 30/6/2017 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
BRENO DOS SANTOS MOURA
O MANIFESTO COMUNISTA 150 ANOS DEPOIS
Teresina
2017
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
BRENO DOS SANTOS MOURA
O MANIFESTO COMUNISTA 150 ANOS DEPOIS
Trabalho avaliativo para aprovação na matéria Instrumentos e técnicas de estudo e organização do trabalho científico ministrado pela professora Elisângela Amaral.
Teresina
2017
REFERENCIA
Marx, Karl; Engels, Friedrich / Coutinho, Carlos Nelson... [et.al] ; Filho, Daniel Aarão Reis. O Manifesto Comunista 150 Anos Depois. In: Manifesto do Partido Comunista. Contraponto ; São Paulo : Fundação Perseu Abramo, 1998.
Esquema
- BURGUESES E PROLETARIADOS
- Com a chegada do capitalismo a burguesia modificou totalmente as relações entre patrão e proletariado, acabando totalmente com os lações feudais.
- Ela foi conquistando o espaço, adaptando-o para que pudesse vender mais e com isso adquirir mais capital.
- A burguesia a partir de suas modificações foi adquirindo mais poder sobre o proletariado, assim aumento gradualmente as desigualdades.
1.4.Inconformados com o que sofriam o proletariado começou a exigir seus direitos, começou com pequenos grupos até se tornar algo maior e se tornar uma revolução.
2.Proletários e comunistas
2.1.Em meios a esses comunismos surge o comunismo.
2.2.Essa organização socioeconômica tem o objetivo de ajudar o proletariado e acabar com a desigualdades entres classes.
2.3.Para complementar Marx, Karl e Engels, Friedrich dizem sobre o comunismo
[...] surge uma associação em que o livre desenvolvimento de cada um é pressuposto para o livre desenvolvimento de todos [...] (Marx; Engels, Coutinho ... [et.al] ; Filho, 1998, p.29)
RESUMO DA OBRA
No século XIX com o crescimento do capitalismo a burguesia também aumentou seu poder sobre o proletariado, onde destruiu totalmente as relações feudais, modificando totalmente as relações entre patrão e proletariado. Ela não modificou apenas as relações, como também o espaço adaptando-o para que pudessem vender mais e adquirir mais capital.
O proletariado se vendo em meio a tantas desigualdades começou a atacar o burguês, dirigindo seu ataques as relações burguesas e os instrumentos de produção o que originou as revoluções.
Como o comunismo se encaixa nesse meio? o comunismo deseja que o proletariado ascenda ao poder e que derrube o poder que está na mão dos burgueses. O comunismo é a eliminação de classes dominantes. Esse modo de produção pode obter isso através de suas medidas se bem aplicadas.
...