Matematica
Artigo: Matematica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/2/2014 • 5.080 Palavras (21 Páginas) • 2.500 Visualizações
. O texto a seguir refere-se ao anúncio de divulgação pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, associado ao objetivo do trabalho voluntário – atividade desempenhada no uso e gozo da autonomia do prestador do serviço ou trabalho, sem recebimento de qualquer contraprestação que importe em remuneração ou obtenção de lucro.
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Disponível em <http://www.voluntariosemacao.org.br/archive/200912> e http://www.cedipod.org.br/Dia3.htm>. Acesso em 10 dez. 2009.
O impacto trazido aos interlocutores, aos leitores do discurso divulgado pelo anúncio, a respeito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física, pode ser identificado, principalmente,
I. pela comunicação a respeito do termo Dia Internacional, tendo sempre origem nas manifestações promovidas pela ONU – Organização das Nações Unidas;
II. com a utilização do termo Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança e desenvolvimento econômico;
III. pelo termo social e atrativo utilizado no próprio título – Pessoa com Deficiência Física – característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mau funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores;
IV. com a linguagem não verbal criada pelo símbolo de deficiente físico, montado com a atenção e a união de vários indivíduos da sociedade;
V. pelo interdiscurso relacionado à personagem da novela exibida na Rede Globo de Televisão – Viver a Vida – em que a atriz Alline Moraes interpreta Luciana, jovem que, por grave acidente, adapta-se à realidade de um deficiente físico.
Está(ão) correta(s)
a) apenas as afirmativas I e II.
b) apenas as afirmativas II e IV.
c) apenas as afirmativas II, III e IV.
d) todas as afirmativas.
e) apenas a afirmativa V.
Justificativa.
2. (Enade 2008) A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929.
Fonte: STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].
Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela
a) a capacidade de organização do operariado.
b) a esperança de um futuro melhor para negros.
c) a possibilidade de ascensão social universal.
d) as contradições da sociedade capitalista.
e) o consumismo de determinadas classes sociais.
Justificativa.
3. Analise a charge ilustrada na figura abaixo.
Disponível em <http://g1.globo.com/tirinhas/0559700.html>. Acesso em 22 fev. 2010.
O pronome abaixo, retirado do texto, que retoma um termo ou uma informação antecedente é
a) algum. b) isso. c) ela. d) nós. e) nos.
Justificativa.
4. (Enade 2009 – com adaptações) Leia o gráfico a seguir, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período.
Disponível em <http://www.folha/uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml>. Acesso em 02 out. 2009 (adaptado).
Analise a charge ilustrada a seguir.
Disponível em <www.charges.com.br>. Acesso em 15 set. 2009.
Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
a) Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
b) Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.
c) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
d) Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
e) Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
Justificativa.
5. Leia a charge abaixo e assinale a alternativa correta.
Disponível em <http://www.fatosefotos.com/?cat=193>. Acesso em 03 mar. 2009.
a) Não há coerência entre o título e o texto da charge.
b) O texto é verbal e não verbal. Mesmo desconhecendo o ano em que foi produzido, pode-se afirmar que ele tem relação com o momento da sua produção.
c) Não se pode dizer que há um texto, pois a expressão “cheiro de computador” não faz sentido algum.
d) Não é texto verbal e também não é texto não verbal, porque as frases parecem amontoadas, sem nexo algum.
e) O autor da charge usou exclusivamente texto verbal.
Justificativa.
6. (Enade 2007) Leia o esquema abaixo.
Com base na análise das informações acima, uma campanha publicitária contra a prática do conjunto de ações apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada:
a) Indústria farmacêutica internacional, fora!
b) Mais respeito às comunidades indígenas!
c) Pagamento de royalties é suficiente!
d) Diga não à biopirataria, já!
e) Biodiversidade, um mau negócio?
Justificativa.
7. Observe a imagem abaixo e leia o texto a seguir.
Henri Matisse, La Musique (1939), óleo sobre tela.
Disponível em <http://www.artchive.com/artchive/M/matisse/musique.jpg.html>. Acesso em 10 jan. 2009.
O livro Arte e Ilusão – Um Estudo da Psicologia da Representação Pictórica, de Ernst Gombrich (1909-2001), constitui interessante desafio ao leitor. O autor parte da constatação de que os impressionistas afirmavam pintar o que viam, enquanto os egípcios, o que conheciam. Mas que diferença poderia haver entre conhecer e ver? Segundo Gombrich, para um egípcio não caberia se investir de visão própria: o artista era um repetidor, ocupado em fazer o que conhecia, as descrições pictóricas autorizadas do mundo. Já um impressionista seria o oposto: indiferente à tradição, se apresentaria como alguém capaz de representar as coisas conforme as via – como eram, ainda mais. Gombrich não está interessado em definir o que a realidade é. Trata-se de um historiador, não de um filósofo. Ele parte da constatação de que existe um homem, existe seu mundo, e existe o que este homem vem fazendo na linha do tempo. O autor preocupa-se em distinguir o olhar do artista nesta cronologia. Mas, a percepção de quem observa também está em jogo quando se analisa um estilo em arte, o observador é partícipe do estilo.
A seguinte anedota, apresentada no livro, ilustra bem esse aspecto: uma senhora decidiu visitar o ateliê do pintor Henri Matisse (1869-1954). Pôs-se a olhar para um de seus retratos, e a certa altura revelou-se incomodada, comentando: “o braço desta mulher é comprido demais”. Ao que Matisse respondeu: “a senhora está enganada, isto não é uma mulher: é um quadro.”
Disponível em <http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/22/olhar-aprendiz/> (com adaptações).
A anedota ironiza a diferença entre o olhar do artista e do espectador. Assinale a alternativa que reproduz uma passagem do texto que explica essa diferença.
a) “... indiferente à tradição, se apresentaria como alguém capaz de representar as coisas...”
b) “... os impressionistas afirmavam pintar o que viam, enquanto os egípcios, o que conheciam.”
c) “Trata-se de um historiador, não de um filósofo.”
d) “... existe um homem, existe seu mundo, e existe o que este homem vem fazendo na linha do tempo.”
e) “... o artista era um repetidor, ocupado em fazer o que conhecia...”
Justificativa.
8. (Enade 2007) Vamos supor que você recebeu de um amigo de infância e seu colega de escola um pedido, por escrito, vazado nos seguintes termos:
Essa solicitação em tudo se assemelha à atitude de uma pessoa que
a) comparece a um evento solene vestindo smoking completo e cartola.
b) vai a um piquenique engravatado, vestindo terno completo, calçando sapatos de verniz.
c) vai a uma cerimônia de posse usando um terno completo e calçando botas.
d) frequenta um estádio de futebol usando sandálias de couro e bermudas de algodão.
e) veste terno completo e usa gravata para proferir uma conferência internacional.
Justificativa.
9. Observe a figura e o texto que seguem.
TARSILA DO AMARAL – 1933, Os operários.
"O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/ O meu bisavô, mineiro/ Meu tataravô, baiano/ Meu maestro soberano/ Foi Antonio Brasileiro."
Fonte: "Paratodos", canção gravada por Chico Buarque em 1993.
De acordo com a imagem e os versos da canção, assinale a alternativa relacionada corretamente com a formação da identidade nacional no Brasil.
a) A importância do encontro de diferentes etnias; a origem geográfica pode revelar regionalismos culturais; a diversidade cultural está presente em nossa experiência cotidiana.
b) A influência de estrangeiros na cultura brasileira sempre esteve presente, por isso não temos uma identidade própria; os casamentos entre pessoas de diferentes regiões geram conflitos de identidade nacional.
c) É necessária a fusão entre a cultura de diferentes regiões para a criação de uma identidade nacional; a tolerância com os casamentos de pessoas de diferentes regiões ou países existe apenas no meio artístico, mas gera preconceito e discriminação.
d) Fica nítida a multiplicidade de povos que formam a sociedade nacional; a nossa identidade cultural existe regionalmente, mas não abrange a totalidade de nosso território; tratamos bem os estrangeiros porque não temos uma identidade nacional.
e) A indústria é responsável pelo surgimento de uma nação multicultural em todas as regiões de nosso país; as influências regionais são motivo de orgulho; a identidade nacional depende da mistura de pessoas de diferentes regiões através das gerações.
Justificativa.
10. (Enade 2007 – com adaptações) Leia o texto que segue.
O boletim da UNICEF mostra a relação da desnutrição com o nível de escolaridade materna e a condição econômica da família. Para resolver essa grave questão de subnutrição infantil, algumas iniciativas são propostas:
I. distribuição de cestas básicas para as famílias com crianças em risco;
II. programas de educação que atendam a crianças e também a jovens e adultos;
III. hortas comunitárias, que ofereçam não só alimentação de qualidade mas também renda para as famílias.
Das iniciativas propostas, pode-se afirmar que
a) somente I é solução dos problemas a médio e longo prazo.
b) somente II é solução dos problemas a curto prazo.
c) somente III é solução dos problemas a curto prazo.
d) I e II são soluções dos problemas a curto prazo.
e) II e III são soluções dos problemas a médio e longo prazo.
Justificativa.
11. Leia a seguir a representação escrita de uma conversa telefônica entre a gerente de um banco e um cliente.
Fonte: Bortoni-Ricardo. S.M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
No texto anterior, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada, de repente, devido
a) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.
b) à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
e) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.
Justificativa.
12. (Enade 2009 – com adaptações) Analise os gráficos ilustrados na figura que segue.
Relacione os dados apresentados nos gráficos I e II às informações que seguem.
O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população. Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir o país à formação de uma sociedade leitora.
Qual das seguintes ações NÃO contribui para a formação de uma sociedade leitora?
a) Desaceleração da distribuição de livros didáticos para os estudantes das escolas públicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros.
b) Exigência de acervo mínimo de livros, impressos e eletrônicos, com gêneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitárias.
c) Programas de formação continuada de professores, capacitando-os para criar um vínculo significativo entre o estudante e o texto.
d) Programas, de iniciativa pública e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mãos dos leitores.
e) Uso da literatura como estratégia de motivação dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.
Justificativa.
13. Analise os quadrinhos e os conceitos que seguem.
Disponível em <http://casadosnoopy.blogspot.com/2008/10/charlie.brown.html>. Acesso em 11 dez. 2008.
I. A comunicação não verbal é um processo de interação no qual compartilhamos mensagens, ideias, sentimentos e emoções, podendo influenciar o comportamento das pessoas que, por sua vez, reagirão a partir de suas crenças, valores, história de vida e cultura.
II. A comunicação não verbal envolve todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras, como os gestos, expressões faciais, orientações do corpo, as posturas, a relação de distância entre os indivíduos e, ainda, organização dos objetos no espaço.
III. A comunicação não verbal pode ser observada na pintura, literatura, escultura, entre outras formas de expressão humana. Está presente no nosso dia a dia, mas, muitas vezes, não temos consciência de sua ocorrência e, nem mesmo, de como acontece.
Quais conceitos de comunicação não verbal podem ser aplicados aos quadrinhos acima?
a) I e III apenas. b) I e II apenas. c) II e III apenas. d) I, II e III. e) II apenas.
Justificativa.
14. (Enade 2005 – com adaptações) Analise as duas charges mostradas nas figuras que seguem.
Disponível em <http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/index-condomínio.html>.
As duas charges de Laerte são críticas a dois problemas atuais da sociedade brasileira, que podem ser identificados pela crise
a) na saúde e na segurança pública.
b) na assistência social e na habitação.
c) na educação básica e na comunicação.
d) na previdência social e pelo desemprego.
e) nos hospitais e pelas epidemias urbanas.
Justificativa.
15. Leia o texto a seguir.
O voto feminino
Faz só 77 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar. As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
Em 1927, o Rio Grande do Norte tornou-se o primeiro estado do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições. Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães, de Mossoró (RN), tornou-se a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país. A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo, Alzira Soriano foi eleita prefeita da cidade de Lajes (RN), em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u367001.shtml>. Acesso 04 mar. 2009 (com adaptações).
Alzira Soriano
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
a) Tratando-se do direito de voto das mulheres, o Brasil está entre os países que o instituíram logo após a Revolução Industrial.
b) No Brasil, o “voto de saias” só foi possível graças a uma revolução nos costumes, liderada por Alzira Soriano e por Celina Guimarães.
c) O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a eleger uma mulher para ocupar um cargo público eletivo.
d) Faz 77 anos que todas as mulheres brasileiras ganharam o direito do voto.
e) Somente em 1946 as restrições ao pleno exercício do voto feminino foram eliminadas.
Justificativa.
16. (Enade 2004 – com adaptações) Leia o texto a seguir.
Crime contra Índio Pataxó comove o país
(...) Em mais um triste “Dia do Índio”, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu.
Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,’ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje.
Fonte: Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21/03/1997.
A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens.
Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem
a) manifestar os ideais de diversas classes econômicas.
b) seguir as atividades permitidas aos grupos sociais.
c) fornecer soluções por meio de força e autoridade.
d) expressar os interesses particulares da juventude.
e) estabelecer os rumos norteadores de comportamento.
Justificativa.
17. (Enade 2006 – com adaptações) Observe o quadro reproduzido na figura a seguir.
José Pancetti
O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar. Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti.
a)
b)
c)
d)
e)
Justificativa.
18. (Enade 2006 – com adaptações) Analise a charge reproduzida na figura a seguir.
Fonte: Jornal do Brasil, 3 ago. 2005.
Tendo em vista a construção da ideia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa
a) a afirmação da identidade regional.
b) a fragilização do multiculturalismo global.
c) o ressurgimento do fundamentalismo local.
d) o esfacelamento da unidade do território nacional.
e) o fortalecimento do separatismo estadual.
Justificativa.
19. Nos Estados Unidos, conta-se uma piada sobre a atual crise financeira, que foi traduzida abaixo.
A piada ironiza o funcionamento do mercado financeiro. Assinale a frase em que a ironia aparece explicitamente no texto:
a) “Bem, então quero meu dinheiro de volta”.
b) “Claro que posso, é só não contar a ninguém que ele morreu”.
c) “Eu o rifei, vendi 500 bilhetes a R$ 2,00 cada um. Fiz um lucro de R$ 898,00”.
d) “Então, o que aconteceu com aquele burro morto?”.
e) “Confiança é a chave do negócio, não é?”.
Justificativa.
20. (Enade 2009 – com adaptações) Leia o trecho apresentado a seguir.
Fonte: CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009.
A partir da leitura desse trecho, é INCORRETO afirmar que
a) a feira de equipamentos eletrônicos, símbolo da modernidade e da tecnologia sofisticada, é representativa do contrário do que se pensa sobre o sertão nordestino.
b) as expressões isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos cineastas, são consideradas adequadas para expressar a atual realidade sertaneja.
c) o termo “sertão” tem conotação pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso.
d) os entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificação da imagem do sertão nordestino, congelada no imaginário de parte dos brasileiros.
e) revela o estranhamento que é comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que veem o sertão como uma região homogênea.
Justificativa.
21. Leia o texto que segue.
Perfil da camada de ozônio (figura a) e da temperatura (figura b) com a altura.
O ozônio é uma molécula que existe em toda a atmosfera. Na parte mais baixa da atmosfera, a troposfera, sua concentração é relativamente baixa. Na estratosfera, que fica entre 15 e 50 km de altura, a concentração do ozônio passa por um máximo a aproximadamente 30 km, conforme indicado no gráfico acima. Entre 25 e 35 km, define-se, arbitrariamente, a região da "camada de ozônio".
O ozônio dessa região tem uma função muito importante para a vida na superfície terrestre. Ele absorve a radiação que vem do sol, o ultravioleta do tipo B (UV-B). Apenas o ozônio, na atmosfera, apresenta a importante propriedade de absorver a radiação UV-B, que é prejudicial à vida de homens, animais e plantas.
A partir dos anos 60, percebeu-se nítida diminuição do conteúdo da camada de ozônio de ano a ano. Essa diminuição (em média da ordem de 4% por década) continua ainda hoje e deve permanecer nessa tendência por várias décadas.
Sabe-se que o problema na camada de ozônio está associado aos chamados CFCs, substâncias produzidas artificialmente pelo homem moderno, usadas em refrigeradores, aerosóis, aparelhos de ar condicionado e solventes de limpeza. Essas substâncias possuem cloro, que somente pode ser liberado da molécula do CFC quando esta é submetida a altas doses de radiação UV-B. É exatamente isso que acontece na estratosfera, na altura e acima da camada de ozônio. O CFC é liberado na superfície e demora muitos anos para chegar, em parte, à estratosfera.
Quando chega a uma altura propícia, o cloro é liberado do CFC, podendo então reagir com o ozônio, numa reação química que destrói o ozônio. O cloro, no entanto, é regenerado logo depois, via outra reação química, e pode, então, destruir mais moléculas de ozônio. Esse tipo de reação catalítica é responsável pela destruição de milhares de moléculas de ozônio por apenas um átomo de cloro.
Fonte: Laboratório de Ozônio – Divisão de Geofísica Espacial - DGE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe.
Disponível em<http://www.dge.inpe.br/ozonio/homologacao/ozonioInfo.php> (adaptado). Acesso em 26 mar. 2008.
Com base no texto, analise as afirmativas que seguem.
I. O máximo da concentração de ozônio ocorre em temperaturas da ordem de 50ºC.
II. Na estratosfera, o ozônio absorve radiação ultravioleta (UV) solar, evitando os efeitos nocivos do excesso dessa radiação nos seres vivos. Já os CFCs, ao atingirem a estratosfera, são decompostos pela radiação UV, liberando átomos e compostos que destroem moléculas de ozônio. Portanto, os CFCs são considerados os principais responsáveis pela destruição do ozônio na estratosfera.
III. A concentração de ozônio na estratosfera em 2010 é aproximadamente 81,5% da concentração de ozônio na estratosfera em 1960.
Assinale a alternativa certa.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas a afirmativa III está correta.
Justificativa.
22. (Enade 2005) Leia o trecho apresentado a seguir.
O gás ozônio (O3) e os clorofluorcarbonos (CFCs) são exemplos da dificuldade de se classificar uma substância como poluente, pois podem trazer benefícios ou prejuízos à sociedade e aos seres vivos. O ozônio, nas camadas mais baixas da atmosfera, é tóxico, mas, na estratosfera, absorve radiação ultravioleta (UV) proveniente do Sol, evitando os efeitos nocivos do excesso dessa radiação nos seres vivos. Os CFCs apresentam baixa toxicidade e são inertes na baixa atmosfera. Entretanto, quando atingem a estratosfera, são decompostos pela radiação UV, liberando átomos e compostos que destroem moléculas de ozônio, sendo, portanto, considerados os principais responsáveis pela destruição do ozônio na estratosfera.
De acordo com as ideias do texto acima,
a) os CFCs são nocivos ao seres vivos, pois impedem a incidência da radiação ultravioleta na superfície terrestre.
b) a camada de ozônio é responsável pela maior incidência da radiação ultravioleta na superfície terrestre.
c) o ozônio e os CFCs são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas observadas nos últimos anos.
d) a camada de ozônio na estratosfera tem sido recuperada devido às interações da radiação ultravioleta com os CFCs.
e) a camada de ozônio protege os seres vivos do excesso de radiação ultravioleta e pode ser destruída pela ação dos CFCs na estratosfera.
Justificativa.
23. (Cesgranrio - Bacen 2010 – com adaptações) Com a intenção de preservar o atum durante seu período reprodutivo, um órgão municipal determinou que apenas seria permitida a pesca diária de até 3 kg de atum e mais um atum. Para cada dia, não poderiam ser pescados mais do que 12 atuns com comprimento superior a 35 cm.
Imagine que uma pessoa pesque diariamente 8 atuns, todos com comprimentos superiores a 35 cm. Analise os procedimentos que seguem para decidir se essa pescaria está dentro do limite estabelecido.
I. Verificar se o resultado da soma dos pesos de todos os atuns pescados menos o peso do mais pesado não ultrapassa 3 kg.
II. Verificar se a soma dos pesos de metade dos atuns pescados não ultrapassa 1,5 kg.
III. Verificar se o resultado da soma dos pesos de metade dos atuns pescados mais o peso do atum mais pesado não ultrapassa 1,5 kg.
É(são) eficaz(es) apenas o(s) procedimento(s)
a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.
Justificativa.
24. (Enade 2005 – com adaptações) Analise a charge ilustrada na figura abaixo.
De acordo com a fala do personagem na charge anterior,
a) meio ambiente e produção industrial são fatores igualmente relevantes na discussão sobre ética e desenvolvimento.
b) a defesa da ética sobrepõe-se ao poder industrial, representado, na discussão, por Joana.
c) os estragos na camada de ozônio têm retardado a implementação de tecnologias voltadas para o desenvolvimento sustentável.
d) a camada de ozônio ameaça a indústria dos CFCs porque o gás O3 reage com o cloro prejudicando a formação dos CFCs.
e) o discurso em defesa da ética na utilização de tecnologias estimula o avanço industrial.
Justificativa.
25. Leia a tirinha abaixo e as afirmativas que seguem.
Fonte: Folha de S. Paulo. 19/09/2007.
I. A tira demonstra que afirmar que algo foi dito implica, necessariamente, afirmar que o que foi dito é verdadeiro.
II. A resposta dada no segundo quadrinho mostra que a pergunta feita no primeiro quadrinho é ambígua.
III. A resposta do segundo quadrinho permite concluir que o produto em questão se conserta sozinho.
Com base na tira, é correto concluir que
a) somente a afirmativa I é verdadeira.
b) somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) somente a afirmativa II é verdadeira.
e) somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Justificativa.
26. (Enade 2005) Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.
A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por
a) sabedoria e política / educação difusa.
b) identidade e história / educação formal.
c) ideologia e filosofia / educação superior.
d) ciência e escolaridade / educação técnica.
e) educação e cultura / educação assistemática.
Justificativa.
27. Segundo a Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, biodiesel é um “biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil”.
O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, como gorduras animais ou óleos vegetais. No Brasil, há diversas espécies vegetais que podem ser usadas para a produção do biodiesel, dentre elas a mamona, o dendê (palma), o girassol, o babaçu, o amendoim, o pinhão manso e a soja.
O biodiesel pode substituir total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores automotivos (caminhões, tratores, camionetas e automóveis etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor etc).
A tabela a seguir mostra a produção de biodiesel (em m3) nos anos de 2005 a 2008.
Ano Produção de biodiesel no Brasil (m³)
2005 736
2006 69.002
2007 402.154
2008 784.832
Disponível em <http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par2_cap4.pdf>. Acesso em 08 dez. 2009.
Com base no texto e nos dados da tabela, analise as afirmativas que seguem.
I. O maior aumento percentual anual na produção de biodiesel no Brasil ocorreu de 2005 para 2006.
II. Em breve, o biodiesel substituirá integralmente o óleo diesel de petróleo tanto em motores automotivos (caminhões, tratores, camionetas e automóveis etc) como em motores estacionários (geradores de eletricidade, calor etc).
III. O maior aumento anual, em m3, na produção de biodiesel no Brasil ocorreu de 2005 para 2006.
Assinale a alternativa certa.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas a afirmativa I está correta.
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Justificativa.
28. (Enade 2006) A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”.
A esse respeito, leia os quadros a seguir.
Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?
a) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como conseqüência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.
b) Afirmativa 1- porque o “senso moral” pressupõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.
c) Afirmativa 1- porque o “senso moral” revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.
d) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.
e) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que define o que as coisas são, como são e por que são.
Justificativa.
29. O fragmento abaixo pertence ao texto “Cheiro, logo penso”, de Luciana Vicária. Nele, a pesquisadora afirma que humanos desenvolveram a inteligência a partir do sistema olfativo.
Observe:
Inteligência olfativa
Ilustração: Marco Vergotti
A. O aroma da flor é feito de moléculas que se desprendem dela e chegam ao nariz suspensas no ar.
B. As moléculas são captadas por uma estrutura chamada bulbo olfativo e transformadas em sinais elétricos.
C. O cheiro é primeiro codificado em uma região nobre do cérebro, sede da linguagem, o córtex, de onde segue para estruturas primitivas, que comandam a memória.
Fonte: Época, 417 - 15/05/2006.
As ideias apresentadas nos itens A, B e C foram reescritas nos parágrafos a seguir.
I. O aroma da flor é feito de moléculas captadas por uma estrutura chamada bulbo olfativo e transformadas em sinais elétricos. O primeiro, codificado em uma região nobre do cérebro, é o cheiro que, do córtex, segue para estruturas primitivas, que comandam a memória.
II. As moléculas que se desprendem da flor chegam ao nariz; suspensas no ar, elas são captadas pelo bulbo olfativo. O cheiro é codificado no cérebro no mesmo local que é sede da linguagem e segue para estruturas que comandam a memória.
III. A flor é feita de moléculas cujo aroma chega ao nariz suspenso no ar onde é captado pelo bulbo olfativo e transformado em sinais elétricos. Ao chegar ao córtex, sede da linguagem, o cheiro segue para estruturas comandadas pela memória primitiva.
IV. As moléculas do aroma da flor são transformadas em sinais elétricos depois de serem captadas por uma estrutura denominada bulbo olfativo. Primeiramente, o cheiro é codificado em uma região do cérebro que é a sede da linguagem, de onde segue adiante.
Qual(is) reescrita(s) altera(m) o sentido das informações textuais do fragmento da revista Época?
a) I e IV.
b) III e IV.
c) I e II.
d) IV.
e) III.
Justificativa.
30. (Enade 2006) Observe as composições a seguir.
Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuação, utilizando estes como metáforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes.
A exata correspondência entre a estrofe da poesia e o quadro do texto “Uma Biografia” é
a) a primeira estrofe e o quarto quadro.
b) a segunda estrofe e o terceiro quadro.
c) a segunda estrofe e o quarto quadro.
d) a segunda estrofe e o quinto quadro.
e) a terceira estrofe e o quinto quadro.
Justificativa.
...