Minhocas
Artigos Científicos: Minhocas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danielecullen • 7/10/2013 • 492 Palavras (2 Páginas) • 1.508 Visualizações
Morfologia externa Lumbricus rubellus
Introdução:
As minhocas são animais Anelídeos, da classe Oligoqueta da ordem Haplotaxida. Distribuídos pelo solo úmido de todo o mundo, seu tamanho varia de centímetros a dois metros. Seu corpo é formado por anéis, com corpo cilíndrico, alongado, com a boca e o ânus em extremidades opostas.
As minhocas vivem enterradas, escavam galerias e canais buscando abrigo e resto de vegetais para se alimentarem, seu principal alimento. São classificados como animais detritívoros, pois se alimentam de detritos que compõem o húmus.
As minhocas possuem um sistema digestivo que inicia na boca e termina no ânus. Há uma câmara, o papo e uma moela que tritura o alimento. O sistema circulatório é fechado e o sangue é vermelho. O sistema nervoso é representado por gânglios na cabeça que são formados por células nervosas.
As minhocas são hermafroditas, pois possuem testículos e ovários, mas não se reproduzem sozinhos. Dependem da união com outra minhoca para trocar espermatozóides. Na cópula, se unem pelo clitelo e se separam depois da troca de espermatozóides. Cada verme produz um casulo cheio de ovos depositando-o no solo.
Características :
As minhocas são animais de corpo alongado, cilíndrico, recoberto por anéis e com algumas cerdas corporais, que auxiliam na locomoção. Atualmente são descritas mais de 4500 espécies, 300 somente no Brasil, e que podem viver tanto em água-doce quanto em ambiente terrestre úmido. Apresentam-se de tamanhos e cores variados, dependendo da espécie. Cada espécie pode ter uma média de 1.500 descendentes ao ano, e viver cerca de cinco anos.
As espécies encontradas em ambiente terrestre são as mais conhecidas, principalmente por escavar túneis, permitindo uma melhor oxigenação do solo e retenção de água; e atuar como um organismo detritívoro, auxiliando o processo de decomposição de restos vegetais e outras matérias mortas. Neste último caso, ela produz diariamente uma quantidade de matéria orgânica equivalente ao seu próprio peso, chamada húmus, um adubo natural rico em nitrogênio, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Além da fabricação desse composto, minhocas são visadas, economicamente falando, para serem utilizadas como iscas de pesca, para a fabricação de farinhas proteicas, cosméticos e medicamentos; na recuperação de solos, transformação de resíduos orgânicos em produtos nada danosos ao meio ambiente, e na alimentação humana e de outros animais.
Espécies comerciais mais conhecidas:
Eisenia foetida, popularmente chamada de minhoca dos montes de esterco;
Lumbricus rubellus, conhecida como a minhoca de resíduos orgânicos ou minhoca vermelha da Califórnia;
Eudrilus eugeniae, a minhoca gigante africana.
Materiais:
Microscópio, pinças, bisturi, alfinetes, placa de apoio e minhocas .
Conclusão :
As minhocas não possuem esqueleto , tem o corpo mole, coberto por anéis
...